Brasil

Aprovação de Lula cai 2,3 pontos e reprovação sobe 1,3 ponto, diz AtlasIntel

A pesquisa é a primeira divulgada em agosto que não confirma a tendência de melhora da popularidade de Lula, com recuo da avaliação positiva e avanço da negativa para além da margem de erro 

Lula: pesquisa AtlasIntel/Bloomberg mostra queda da aprovação do presidente de 50,2% em julho para 47,9% em agosto. (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)

Lula: pesquisa AtlasIntel/Bloomberg mostra queda da aprovação do presidente de 50,2% em julho para 47,9% em agosto. (Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)

Publicado em 28 de agosto de 2025 às 10h00.

Última atualização em 28 de agosto de 2025 às 11h14.

O trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 47,9% dos brasileiros e reprovado por 51%, segundo a pesquisa Latam Pulse, realizada pelo instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta terça-feira, 28. Cerca de 1% dos entrevistados não soube ou não respondeu.

Em comparação com o levantamento de julho, a desaprovação do presidente aumentou 1,3 ponto percentual, enquanto a aprovação caiu 2,3%.

Esta pesquisa é a primeira divulgada em agosto que não confirma a tendência de melhora da popularidade de Lula, observada anteriormente, em meio ao tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros imposto pelo presidente americano Donald Trump e à queda no preço dos alimentos.

De acordo com análise do instituto, embora as variações sejam estatisticamente significativas e superiores à margem de erro, ainda não é possível afirmar que houve uma reversão na tendência de melhora da avaliação de Lula, observada nas pesquisas anteriores.

Melhor resultado de Lula entre mulheres e mais pobres

Entre as mulheres, a popularidade do presidente é mais alta, com 53,9% de aprovação, ante 41,6% entre os homens.

Os dados também revelaram que 44,7% dos brasileiros com nível fundamental desaprovam o presidente, enquanto a desaprovação atinge 47% entre os que completaram o nível superior. A taxa de desaprovação cresce entre aqueles com ensino médio, chegando a 58,1%.

Em relação à faixa etária, os idosos mostram maior aprovação: 63% dos entrevistados entre 60 e 100 anos aprovam o presidente, ante 33,2% entre a população de 25 a 34 anos.

Quanto à renda familiar, 63,9% dos entrevistados com uma renda superior a R$ 10 mil aprovam o presidente, ante 38,8% entre os que recebem até R$ 3 mil.

A Região Sul continua com a maior taxa de desaprovação do presidente, com 61,2%, enquanto o Nordeste registrou apenas 38,4%. No Sudeste e no Centro-Oeste, as taxas de desaprovação são similares, com 56,3% e 59,3%, respectivamente.

A pesquisa AtlasIntel entrevistou 6.238 brasileiros adultos entre os dias 20 e 25 de agosto de 2025, por meio de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:PesquisaLuiz Inácio Lula da SilvaEleições 2026

Mais de Brasil

Com Flávio, eleição será um plebiscito sobre Bolsonaro, diz analista

Copasa encaminha renovação de serviço de saneamento com BH até 2073

Flávio Bolsonaro busca Tarcísio e tenta diminuir resistência do centrão

De início aos 21 anos ao Senado: a trajetória política de Flávio Bolsonaro