Brasil

Apreensão de remédios piratas cresce 5.490%

Entre os medicamentos falsificados e os contrabandeados mais encontrados no País estão os usados para tratamento de obesidade e disfunção erétil

Subir nível do colesterol bom não reduz risco de doenças cardiovasculares (Loic Venance/AFP)

Subir nível do colesterol bom não reduz risco de doenças cardiovasculares (Loic Venance/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 16h32.

São Paulo - Dezoito milhões de medicamentos falsificados foram apreendidos no ano passado - um crescimento de 5.490% em relação ao total apreendido em 2007, que foi de 322 mil. Entre os medicamentos falsificados e os contrabandeados mais encontrados no País estão os usados para tratamento de obesidade e disfunção erétil, além de anabolizantes.

Os produtos falsificados não são encontrados só no mercado informal (feiras, camelôs, internet), mas também em farmácias e lojas. Em 2010, foram apreendidos 67.755 comprimidos falsificados, 13.541 comprimidos contrabandeados, 71,5 toneladas de medicamentos sem registro e ainda 72,5 toneladas de medicamentos vencidos ou impróprios.

De 2007 a 2009, as operações conjuntas da PF, da Polícia Rodoviária Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para apreensões de medicamentos aumentaram seis vezes: passaram de 10 para 60 - e os locais inspecionados durante as operações aumentaram nove vezes, de 136 para 1.245. As informações são do Jornal da Tarde.


Acompanhe tudo sobre:FraudesCrimeRemédios

Mais de Brasil

Fux suspende bloqueio de contas ativas de beneficiários do Bolsa Família em bets

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para levar julgamento ao plenário

Contrato de extensão da linha 5-Lilás deve ser assinado até março de 2026

Sóstenes diz que R$ 430 mil apreendidos pela PF vieram da venda de um imóvel