Brasil

Após ameaça de ala pró-Nunes, Federação do PSDB confirma Datena como candidato em SP

Além da aprovação de Datena, os tucanos confirmaram a chapa de vereadores da federação, que será formada por cerca de 55 candidatos

 (André Martins/Exame)

(André Martins/Exame)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 26 de julho de 2024 às 14h06.

Última atualização em 26 de julho de 2024 às 14h17.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

A federação nacional PSDB/Cidadania homologou nesta sexta-feira, 26, a candidatura do apresentador José Luiz Datena (PSDB) para a prefeitura da cidade de São Paulo. O endosso ao nome de Datena foi unânime pela federação, que é a instância decisória máxima em relação às disputas em cidades com mais de 200 mil habitantes, segundo o partido.

O processo de confirmação estava marcado para ocorrer neste sábado, 27, durante a convenção do partido, mas agora o evento terá apenas caráter festivo, e não deliberativo.

Além da aprovação de Datena, os tucanos confirmaram a chapa de vereadores da federação, que será formada por cerca de 55 candidatos.

No evento deste sábado, Datena deve apenas anunciar o nome de seu vice. O mais cotado é o atual presidente do PSDB na cidade de São Paulo, o ex-senador José Aníbal. Mario Covas Neto, o Zuzinha, também é um dos cotados.

O partido decidiu adiantar o processo após Fernando Alfredo, ex-presidente do PSDB na cidade e líder de uma ala da sigla que defende o apoio a Ricardo Nunes (MDB), apresentar um requerimento de pré-candidatura.

No começo desta semana, Datena disse ao jornal Folha de S. Paulo que poderia desistir de se candidatar, mais uma vez, se alguém dentro do PSDB o "sacaneasse". Após as declarações, o apresentador se reuniu com o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), um dos principais nomes da sigla.

Em nota divulgada após o encontro, a assessoria do partido informou que o trio "ajustou os últimos detalhes da convenção" e "definiu agendas das próximas semanas e estratégias de campanha".

Apesar da garantia de Datena de que “dessa vez vai até o fim”, o entorno do PSDB segue atento para ter alternativas em caso de desistência do apresentador. Uma aliança com Tabata Amaral, ideia aventada na época da filiação de Datena no partido, ainda não é descartada pela campanha da deputada. Nomes como o do presidente municipal da sigla, José Anibal, e de Mario Covas Neto, o Zuzinha, são colocados como potenciais vices de Tabata. Uma ala do partido ainda defende um alinhamento com Nunes, algo negado pelos dirigentes da sigla em São Paulo. Datena já passou por 11 partidos políticos, mas nunca se candidatou a nenhum cargo público.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024sao-paulo

Mais de Brasil

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais