Brasil

Anatel libera ativação do 5G em mais 7 capitais a partir desta segunda, 19

As cidades que terão o sinal são Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina; saiba como está o calendário da Anatel e a previsão para a cobertura nas demais partes do país

Instalação em andamento: como o sinal exige a instalação de mais antenas, irá levar tempo extra para que todas as cidades do país contem com a mudança em pleno funcionamento (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Instalação em andamento: como o sinal exige a instalação de mais antenas, irá levar tempo extra para que todas as cidades do país contem com a mudança em pleno funcionamento (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

O grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza de faixas para a operação do 5G já ativação do sinal em mais sete capitais a partir desta segunda-feira, 19.

As operadoras poderão iniciar a oferta da tecnologia em Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI).

Veja também: 

De acordo com a Anatel, até dia 28 de novembro, quando vence a obrigação prevista em edital, as empresas Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo oito estações de 5G ativadas em Aracaju, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís, e 11 em Teresina.

Quinze capitais já contam com o sinal em operação: Florianópolis Palmas, Rio de Janeiro, Vitória, Brasília, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre, João Pessoa, Fortaleza, Natal e Recife.

Em agosto, o conselho diretor da Anatel aprovou mais 60 dias de prazo para a tecnologia começar a rodar em 15 capitais brasileiras. Agora, elas precisam ser liberadas até 28 de outubro para a ativação do 5G.

As operadoras então terão mais 30 dias, podendo ligar o sinal até 27 de novembro. Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina estavam no pacote de capitais que teriam esse prazo extra, mas, agora, poderão ter o sinal operante já a partir da próxima segunda

Acompanhe tudo sobre:5GExame HojeSmartphones

Mais de Brasil

Após indiciamento, Bolsonaro critica atuação de Moraes: 'Faz tudo o que não diz a lei'

PF indicia Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e mais 34 pessoas por tentativa de golpe de Estado

Lula comenta plano golpista para matá-lo: 'A tentativa de me envenenar não deu certo'

Às vésperas da decisão no Congresso, EXAME promove webinar sobre a regulação da reforma tributária