Brasil

Anac multa Centurion Cargo em R$2,8 mi por Viracopos

O aeroporto ficou quase 48 horas fechado depois que o avião MD11 da Centurion Cargo teve um problema no trem de pouso esquerdo


	Aeroporto de Viracopos, em Campinas: segundo a Anac, o auto de infração é um dos resultados do procedimento administrativo
 (Bia Parreiras/Viagem e Turismo)

Aeroporto de Viracopos, em Campinas: segundo a Anac, o auto de infração é um dos resultados do procedimento administrativo (Bia Parreiras/Viagem e Turismo)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2012 às 23h16.

Rio de Janeiro - A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) multou em 2,8 milhões de reais a norte-americana Centurion Cargo pelos transtornos causados pela interdição da pista do Aeroporto de Viracopos (SP) entre sábado e segunda-feira, informou a agência reguladora nesta sexta-feira.

Além disso, a Advocacia Geral da União (AGU) prepara ação indenizatória contra a companhia, disse a Secretaria da Aviação Civil (SAC). A estimativa é que os prejuízos materiais decorrentes da interdição do aeroporto sejam de cerca de 3 milhões de reais.

"Ainda estão em avaliação os valores referentes aos danos morais sofridos com o episódio. A Infraero vai apurar a atuação das outras empresas contratadas pela Centurion para a operação de retirada da aeronave", disse a SAC em comunicado à imprensa.

O aeroporto ficou quase 48 horas fechado depois que o avião MD11 da Centurion Cargo teve um problema no trem de pouso esquerdo durante a aterrissagem e acabou parado na pista do aeroporto, impedindo pousos e decolagens.

Segundo a Anac, o auto de infração é um dos resultados do procedimento administrativo, que tem como objetivo apurar o cumprimento do plano de emergência pela empresa aérea e pelo operador aeroportuário, e que continua em curso.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAeroportos do BrasilSetor de transporteTransportestransportes-no-brasilViracopos

Mais de Brasil

Guarulhos e Galeão têm atrasos causados por efeitos do apagão cibernético global

BNDES anuncia financiamento de R$ 4,5 bi de 32 jatos da Embraer à American Airlines

STF diz que foi afetado por apagão global, mas que principais serviços já foram restabelecidos

Mais na Exame