Exame Logo

Alencar segurou a crise do mensalão, afirma Marina

Candidata comparou vice de Lula a Guilherme Leal, e garantiu que os dois defendem a redução da taxa básica de juros

O presidente Lula e seu vice, José Alencar, que, segundo Marina Silva, segurou o governo do PT durante o caso do mensalão
DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2012 às 15h47.

São Paulo - A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, disse hoje, em sabatina promovida pelo jornal O Estado de S. Paulo, que o vice-presidente da República, José Alencar, foi o alicerce do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a crise do mensalão - suposto esquema de compra de votos parlamentares no primeiro mandato de Lula.

Ao responder a uma comparação sobre o perfil de seu vice, o empresário Guilherme Leal, e o de Alencar, Marina disse que colocá-los no mesmo patamar era motivo de orgulho e que Alencar foi fundamental durante o escândalo do mensalão. "Quem segurou esse processo foi o Alencar, um homem digno."

Veja também

Marina descartou conflito de pensamento entre ela e Leal sobre a política de juros, explicando que ambos defendem a redução da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). Apesar de sua aproximação com o empresariado a partir da escolha de Leal para compor sua chapa, Marina disse que não perdeu o vínculo com suas raízes. "Estou interagindo com todos, inclusive com as comunidades da minha origem."

Questionada sobre sua saída do governo Lula, a candidata do PV afirmou que não guarda ressentimentos e que teve três conversas com o presidente Lula quando deixou o Ministério do Meio Ambiente. "Não tenho mágoas de ninguém", resumiu Marina.

Leia mais notícias sobre o Presidente Lula

Siga as notícias do site EXAME sobre Eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesEleiçõesEleições 2010Luiz Inácio Lula da SilvaMarina SilvaMensalãoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame