Brasil

AGU recorrerá da decisão de deportar Battisti

O Advocacia-Geral da União disse que o Estado vai recorrer de decisão de juíza que determina a deportação do italiano Cesare Battisti


	Cesare Battisti no carro, saindo da prisão: Battisti foi condenado na Itália à prisão perpétua por homicídio
 (Agência Brasil)

Cesare Battisti no carro, saindo da prisão: Battisti foi condenado na Itália à prisão perpétua por homicídio (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2015 às 22h15.

O Advocacia-Geral da União (AGU) disse hoje (4) que o Estado brasileiro vai recorrer da decisão da juíza Adverci Rates Mendes de Abreu, que determinou a deportação do italiano Cesare Battisti.

Em fevereiro, Adverci atendeu a um pedido do Ministério Público Federal e considerou ilegal ato do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) que concedeu a Battisti visto de permanência definitiva no Brasil.

“A AGU, quando intimada, recorrerá da decisão. O fundamento jurídico é a defesa do Ato de Concessão de Permanência, proferido pelo Conselho Nacional de Imigração, órgão colegiado vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego”, informou a entidade.

Battisti foi condenado na Itália à prisão perpétua por homicídio quando integrava o grupo Proletariados Armados pelo Comunismo. Ele chegou no Brasil em 2004, onde foi preso três anos depois.

O governo italiano pediu a extradição do ex-ativista, aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Contudo, no último dia de seu mandato, em dezembro 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que Battisti deveria ficar no Brasil e o ato foi confirmado pelo STF.

A Corte entendeu que a última palavra no caso deveria ser do presidente, porque se tratava de um tema de soberania nacional. Battisti foi solto da Penitenciária da Papuda, em Brasília, em 9 de junho 2011, onde estava desde 2007.

Em agosto daquele ano, o italiano obteve o visto de permanência do Conselho Nacional de Imigração.

Acompanhe tudo sobre:EuropaItáliaJustiçaMinistério do TrabalhoPaíses ricosPiigs

Mais de Brasil

AGU notifica Meta sobre decisão que encerra checagem de fatos nos EUA para saber planos para Brasil

Corpo de fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris é encontrado no Rio Sena

Governo de SP anuncia construção da 3ª pista no Sistema Anchieta-Imigrantes

Ministro de Minas e Energia busca investimentos da ADNOC em gás e fertilizantes no Brasil