Brasil

Aeroportos têm aumento de funcionários para atender JMJ

Guarulhos, Congonhas, Santos Dumont e do Galeão terão um aumento médio de 58% no número de funcionários para Jornada Mundial da Juventude


	Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro: 700 mil pessoas devem circular nos aeroportos em dez dias de evento
 (./Agência Brasil)

Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro: 700 mil pessoas devem circular nos aeroportos em dez dias de evento (./Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2013 às 23h38.

Rio de Janeiro - Os aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Santos Dumont e do Galeão terão um aumento médio de 58% no número de funcionários para atender à demanda adicional provocada pelo movimento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro.

Segundo a Secretaria de Aviação Civil (SAC), 700 mil pessoas devem circular nos aeroportos em dez dias. No Galeão e no Santos Dumont, a oferta de assentos no período da jornada é 70 mil por dia. Isso, segundo a SAC, representa aumento de 60% em relação à movimentação média dos aeroportos no mês passado.

Ainda de acordo com a SAC, as empresas aéreas e administradores de aeroportos se comprometeram com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) a manter seus balcões de check-in com o número máximo de funcionários. A fiscalização do atendimento nos quatro aeroportos também será reforçada pela Anac.

O esquema entra em vigor na próxima segunda-feira (15) e vai valer até o dia 4 de agosto. O plano inclui ainda a utilização de 17 aeroportos em sistema alternativo, para caso de emergência. A exemplo do que ocorreu durante a Copa das Confederações, o Centro de Comando e Controle Nacional vai funcionar para acompanhar todas as operações aeroportuárias.

Na avaliação da SAC, a JMJ será o último teste dos aeroportos brasileiros no planejamento feito pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) para os grandes eventos. Com a visita do papa Francisco ao Brasil, o esquema vai testar também a capacidade de processamento rápido de passageiros em eventos de massa.

A SAC avaliou que o planejamento feito para a Copa das Confederações funcionou bem e nos sete aeroportos utilizados pelo público durante a competição, a média acumulada de atrasos superiores a 30 minutos ficou em 11,14% entre os dias 14 de junho e 1º de julho. Segundo a secretaria, esse índice é mais baixo que a média registrada nos aeroportos europeus nos últimos três anos (16,01%).

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTransportesAeroportostransportes-no-brasilIgreja CatólicaCatólicos

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos