Brasil

Aeroportos devem receber 5,3 mi de passageiros no carnaval

A Operação Folia Feliz será feita nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro), Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Brasília, Salvador e Recife


	Fila em aeroporto: no total, deverão ser 38 mil pousos e decolagens nos 12 dias da operação
 (Daniela Moreira/EXAME.com)

Fila em aeroporto: no total, deverão ser 38 mil pousos e decolagens nos 12 dias da operação (Daniela Moreira/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2015 às 18h43.

A Operação Folia Feliz, especial para o carnaval, começou hoje (12) e vai até o dia 23, nos principais aeroportos do país, nos quais deverão circular cerca de 5,3 milhões de passageiros, com crescimento de 14% em relação aos 4,6 milhões registrados no carnaval do ano passado.

A operação será feita nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro), Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Brasília, Salvador e Recife.

Os terminais foram escolhidos para a operação por estarem em cidades que tradicionalmente registram maior fluxo de turistas no carnaval, segundo o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha.

“Nós queremos que todos os foliões possam passar nos aeroportos e neles tenham uma razão de felicidade. Planejamos, temos os recursos humanos necessários, os órgãos públicos necessários disponibilizados”, disse o ministro.

O ministro destacou que os dias de maior movimento serão nesta sexta-feira (13) e no dia 23.

A previsão é de 1,2 mil voos extras, com mais 260 mil passageiros.

No total, deverão ser 38 mil pousos e decolagens nos 12 dias da operação.

As empresas aéreas assumiram compromisso de montar um plano de comunicação e apoio aos passageiros, manter aviões de reserva, adequar a programação de férias e folgas e não praticar overbooking (preterição de embarques), entre outras medidas.

Também haverá aumento no efetivo da Receita Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos aeroportos.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informou que de ontem (11) até o próximo dia 20, a fiscalização nos aeroportos ganha o reforço de mais 120 profissionais.

O foco está no cumprimento, pelas companhias aéreas, dos principais direitos dos passageiros.

“A recomendação aos passageiros é chegar com antecedência de uma hora e meia para voos domésticos e de duas horas e meia para voos internacionais. É importante chegar mais cedo para não ter nenhum problema no voo. Se tiver, procure a empresa aérea, e se não houver resolução, procure a Anac”, disse o presidente da agência, Marcelo Guaranys.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasAeroportos do BrasilFeriadosCarnaval

Mais de Brasil

Perícia da PF sobre exames de Bolsonaro será enviada ao STF na próxima semana

Vieira afirma que bancada do MDB no Senado se manifestará contra PL da Dosimetria

STF determina que empregador e INSS paguem benefício a vítimas de violência doméstica

Sob risco em SP, Enel já saiu de Goiás após pressão por resultados ruins