Brasil

Aeroporto Santos Dumont opera por instrumento devido à neblina

No momento, seis voos estão atrasados e cinco foram desviados para o Galeão

Aeroporto Santos Dumont: ontem, o aeroporto teve 47 cancelamentos durante todo o dia (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Aeroporto Santos Dumont: ontem, o aeroporto teve 47 cancelamentos durante todo o dia (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 29 de maio de 2017 às 10h59.

Devido ao forte nevoeiro que está sobre a cidade do Rio de Janeiro desde a manhã de ontem (28), o Aeroporto Santos Dumont, no Centro da cidade, opera na manhã de hoje (29) por instrumentos para pouso e decolagem.

A estimativa até 11h25 da manhã é 22 voos cancelados. No momento, seis voos estão atrasados e cinco foram desviados para o Galeão.

Ontem, foram 47 cancelamentos no Santos Dumont durante todo o dia. No Aeroporto Internacional Tom Jobim - Rio Galeão, que fica na Ilha do Governador, zona norte da cidade, não houve alterações ontem ou hoje.

Por volta das 9h o nevoeiro começou a dissipar, mas as filas no saguão do Santos Dumont continuavam grandes. O meteorologista Olívio Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia, explica que a ocorrência de nevoeiro é comum nessa época do ano, por causa do ar frio pela manhã combinado com a alta umidade do ar.

"A condição de nevoeiro se forma porque durante o dia tem o céu mais aberto, a terra absorve esta radiação que chega e aquece o ar. À noite, essa radiação se perde para o espaço. Quando o céu está aberto durante a noite, isso resfria mais o ar. Ontem, em Nova Friburgo [na Região Serrana], a temperatura chegou a 6 graus, então esfriou bem. Com esse ar frio e a umidade da madrugada, acaba condensando o ar e forma esse nevoeiro que a gente chama de nevoeiro de radiação, que se forma pela perda radiativa," disse o meteorologista.

De acordo com ele, o nevoeiro de ontem no Rio de Janeiro foi mais forte que o de costume e demorou a se dissipar, ficando sobre a cidade durante praticamente o dia todo, mas não chega a ser incomum. Ele alerta que, além das atividades nos aeroportos que podem ser prejudicadas, é preciso ter muita atenção também nas estradas.

A previsão é que amanhã ainda permaneça a condição de nevoeiro na cidade.

Acompanhe tudo sobre:Aeroporto Santos DumontAeroportosMeteorologiaViagens

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo