Brasil

Aeroporto de Porto Alegre retomará embarques e desembarques a partir de 15 de julho

Anúncio da normalização das operações do terminal aéreo foi feito pela Fraport, nesta segunda

Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (Germano Lüders/Exame)

Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (Germano Lüders/Exame)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 8 de julho de 2024 às 14h59.

Última atualização em 8 de julho de 2024 às 15h15.

Tudo sobreEnchentes no RS
Saiba mais

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, vai retomar as operações de embarque e desembarque de passageiros a partir de 15 de julho. No momento, esses serviços estão sendo realizados no Terminal ParkShopping Canoas, na região metropolitana, a aproximadamente 9,6 km de distância.

O anúncio foi feito pela Fraport, empresa responsável pela administração do aeroporto da capital gaúcha, nesta segunda-feira, 8. Até que a pista de pousos e decolagens seja liberada, os voos continuarão sendo realizados na Base Aérea de Canoas.

Desde 3 de maio, o terminal aéreo de Porto Alegre não recebe voos, após a cidade ser atingida por fortes tempestades. A pista e o térreo do prédio do aeroporto ficaram alagados pelo menos um mês por causa das enchentes.

De acordo com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, levando em conta a hipótese de o Aeroporto Internacional Salgado Filho permanecer fechado até o fim do ano, o setor poderia ter um prejuízo de até R$ 1,4 bilhão. A avaliação considerou um possível fechamento até o Natal.

Como o aeroporto vai funcionar a partir de agora?

Segundo a Fraport, o acesso ao terminal de passageiros será realizado pela rampa externa, que leva ao piso 2, com entrada exclusivamente pelas portas 5 e 6. O processo de check-in e despacho de bagagem ocorrerá na área de check-in internacional.

A inspeção de segurança será feita na área de embarque internacional. Depois desse processo, os passageiros serão conduzidos aos ônibus que os levarão até a Base Aérea de Canoas.

Os passageiros que desembarcarem na Base Aérea serão transportados até o Aeroporto de Porto Alegre, onde desembarcarão na estação de ônibus para retirarem suas bagagens. Não é possível se deslocar diretamente até a Base Aérea e sair de lá sem o acompanhamento das equipes da concessionária da companhia aérea.

Para os passageiros vindos da Base de Canoas, o ponto para pegar transporte por aplicativo permanece o mesmo, localizado no canteiro central, em frente à porta 1. Para utilizar o serviço de táxi, os passageiros devem se dirigir ao canteiro central, próximo à porta 3.

O terminal funcionará das 6h às 21h. Os passageiros devem se apresentar no aeroporto com 3 horas de antecedência ao voo. O processo de embarque será encerrado 1h30 antes do voo. Após esse período, não será possível ingressar na sala de embarque.

Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do SulEnchentes no RSAeroportos

Mais de Brasil

Força-tarefa extingue 30 pontos de queimada no Pantanal, diz Marina

CCJ do Senado adia votação da PEC do marco temporal de áreas indígenas

Preocupação do brasileiro com violência cresce em quase um ano e chega a 19%, aponta Genial/Quaest

Aprovação de Lula volta a subir e chega a 54%, aponta Genial/Quaest

Mais na Exame