Brasil

Aeronaves brasileiras têm em média 25 anos, diz Abag

Do total de aeronaves registradas no País, 52% estão na faixa de 21 a 40 anos

O estudo mostra que os helicópteros e jatos vêm aumentando gradativamente a participação na frota brasileira (Divulgação)

O estudo mostra que os helicópteros e jatos vêm aumentando gradativamente a participação na frota brasileira (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2011 às 17h07.

São Paulo - A idade média da frota brasileira de aeronaves de aviação geral é de 25 anos, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de aviação Geral (Abag). Do total de aeronaves registradas no País, 52% estão na faixa de 21 a 40 anos. Outros 29% da frota possuem menos de 15 anos, o que indica, segundo a entidade, um processo de renovação. Somente 7% das aeronaves de aviação geral hoje registram idade acima de 40 anos.

"Um dado muito interessante e que também indica o crescimento da aviação executiva no Brasil é o fato de 14% da frota apresentar entre 1 e 5 anos de idade", avalia Francisco Lyra, presidente da ABAG.

O estudo mostra que os helicópteros e jatos vêm aumentando gradativamente a participação na frota brasileira. Nos últimos cinco anos, a cada mês, dois jatos novos e 5,4 helicópteros foram adicionados à frota nacional. Entre os helicópteros, cerca de 500 têm até cinco anos de uso, 177 entre 6 e dez anos e 299 entre 11 e 15 anos.

Os aviões a pistão são os que mais contribuem para o envelhecimento da frota. São mais de 3 mil aeronaves com mais de 30 anos. Já os turboélices passaram por uma forte renovação - 31% têm até dez anos de uso.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoIndicadores econômicosSetor de transporte

Mais de Brasil

Eleições 2024: Quando começa a campanha eleitoral?

Barroso defende conciliação sobre marco temporal: 'Melhor que conflito'

Após vetar anúncios políticos, Google vai privilegiar informações do TSE nas buscas sobre eleição

Tabata Amaral anuncia Lúcia França como vice na chapa pela prefeitura de SP

Mais na Exame