Brasil

Acordão pode livrar Temer e Lula do juiz Sérgio Moro, diz jornal

Parlamentares estão planejando um acordão para "anistiar" parte do mundo político por meio de uma eventual eleição presidencial indireta

 (Ueslei Marcelino/REUTERS/Reuters)

(Ueslei Marcelino/REUTERS/Reuters)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 27 de maio de 2017 às 09h57.

Última atualização em 27 de maio de 2017 às 10h02.

São Paulo - Parlamentares em Brasília estão planejando um acordão para "anistiar" parte do mundo político por meio de uma eventual eleição presidencial indireta, segundo reportagem de bastidores do jornal Estado de S. Paulo publicada neste sábado (27).

O texto assinado por Alberto Bombig afirma que o acordão incluiría a saída do presidente Michel Temer, garantindo-lhe imunidade penal a ser conferida pelo novo presidente, além da votação da PEC que prevê foro privilegiado para ex-presidentes, livrando Temer e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva das "garras" do juiz federal Sérgio Moro.

Ainda segundo a reportagem, o novo presidente (escolhido por eleições indiretas) convocaria uma nova Constituinte, e para acalmar os mercados, sancionaria uma reforma mínima da Previdência. Por sua vez, a Constituinte promoveria um novo modelo político, permitindo eleições e mandatos a promotores e procuradores da Justiça, como ocorre nos Estados Unidos, e em paralelo, seriam realizadas as eleições diretas para a Presidência da República.

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerOperação Lava JatoLuiz Inácio Lula da SilvaSergio MoroGoverno Temer

Mais de Brasil

Eleições 2026: Garotinho troca de vice pela terceira vez na corrida ao governo do Rio

Moraes autoriza Bolsonaro a sair da prisão domiciliar para ir ao dentista

Lula e Alcolumbre trocam afagos e defendem exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Em campanha, Lula faz 'rota do petróleo' no Amapá ao lado de Alcolumbre