Brasil

A relação do brasileiro com o chocolate

Anualmente, cada brasileiro come, em média, 2,5 kg de chocolate. Veja alguns dados que mostram a produção e o consumo do alimento no país


	Doce hábito: moradores do Sul são os que mais consomem chocolate no país
 (Thinkstock)

Doce hábito: moradores do Sul são os que mais consomem chocolate no país (Thinkstock)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 27 de março de 2016 às 06h00.

São Paulo — Em um cenário de recessão e alta dos preços, muitos brasileiros se empolgaram menos nas compras para a Páscoa deste ano. Uma pesquisa divulgada nesta semana pela dunnhumby, especializada em ciência do consumidor, mostrou que quase 60% da população esperava gastar menos nas comemorações deste domingo. 

O costume de comer chocolate, no entanto, certamente não foi abandonado (nem que para isso seja necessário trocar o tradicional ovo de Páscoa por uma caixa de bombom). 

Anualmente, cada brasileiro consome, em média, 2,5 kg desse alimento – o equivalente a 16 barras. O Sul é a região do país onde as pessoas mais comem chocolate (4,5 kg/ano). O Nordeste aparece na outra ponta da lista com um consumo médio anual de 1,2kg. 

Os hábitos também variam dependendo da classe social. Nas mais altas, o consumo é maior no inverno e as versões ao leite e amargo são as favoritas.

Já nas classes mais baixas, o chocolate é lembrado como uma opção de presente em datas comemorativas e a preferência é pela versão branca. As informações são de uma pesquisa do Ibope Inteligência encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). 

Veja abaixo outros números que mostram a relação do brasileiro com o chocolate. 

//e.infogr.am/js/embed.js?YPN

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilChocolatecomida-e-bebidaConsumo

Mais de Brasil

Receita dispensa auditor alvo de operação sobre acesso a dados de ministros do STF

TSE marca julgamento que pode cassar mandato de Claudio Castro para 10 de março

Governo lança processo seletivo para contratar 489 profissionais temporários

Paes anuncia Jane Reis como vice na chapa pela disputa do governo do Rio