Brasil

À espera da Lei do Gás

Afalta de regras claras afasta a entrada de novos investidores

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h30.

À exceção da distribuição, a cargo de companhias estaduais, o segmento de gás ainda é 100% controlado pela Petrobras, que detém os gasodutos, dutos e terminais. Apesar da quebra do monopólio da estatal, em 1997, a Lei no 9.478/97 - mais conhecida como Lei do Petróleo, embora regulamente também o setor de gás natural - nunca trouxe a segurança jurídica necessária para atrair investidores ao país. Por isso, o mercado deposita suas esperanças no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal em janeiro deste ano e que inclui entre suas prioridades a aprovação da Lei do Gás. Em meio a discussões que se arrastam desde 2001, ela deverá definir não somente o papel de cada agente no negócio, em especial da Petrobras, como também resolver as questões tributárias.

Avaliação geral do segmento

O segmento em números

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Brasil

ViaMobilidade chega a 1 bilhão de passageiros nas linhas 8 e 9 em meio a ciclo de R$ 5 bi

Real Time Big Data: Van Hatten tem 20% e d'Ávila, 19%, em corrida ao Senado no Rio Grande do Sul

Real Time Big Data: Brizola tem 37% e Zucco, 32%, no 1º turno no Rio Grande do Sul

Quem é o ex-tucano que pediu impeachment de Dilma e virou opção do PT em Minas