Brasil

900 mil estão com direitos políticos suspensos, diz TSE

Conforme informações do Tribunal, a maior parte dos impedimentos decorre de condenação criminal


	Eleições: maior colégio eleitoral do País, o Estado de São Paulo é campeão em eleitores com direitos políticos suspensos
 (Elza Fiúza/AGÊNCIA BRASIL)

Eleições: maior colégio eleitoral do País, o Estado de São Paulo é campeão em eleitores com direitos políticos suspensos (Elza Fiúza/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2013 às 21h42.

Brasília - Quase 900 mil brasileiros estão com os direitos políticos suspensos, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nessa condição, eles não podem votar nem ser votados e estão impedidos de filiar-se a partido político, exercer cargo público ou em entidade sindical e atuar como diretor ou redator chefe de jornal ou periódico.

Conforme as informações divulgadas pelo TSE, a maior parte dos 883.222 impedimentos decorre de condenação criminal. A segunda principal causa é a incapacidade civil absoluta. Ela ocorre quando a pessoa é considerada incapaz de exercer atos da vida civil, entre outros motivos, por ser portadora de doença mental. Também não podem votar nem ser votados os condenados por improbidade.

Maior colégio eleitoral do País, o Estado de São Paulo é campeão em eleitores com direitos políticos suspensos. Ao todo, 232.905 pessoas estão nessa condição. Em seguida, estão Minas Gerais, com 94.017 suspensões, Rio Grande do Sul, com 81.083, Paraná, com 70.317, e Rio de Janeiro, com 57.533.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPolítica no BrasilTSE

Mais de Brasil

Zanin se declara impedido para julgar recurso de Collor contra condenação na Lava-Jato

Pacheco afirma que projeto sobre transparência de emendas será aprovado até o fim de novembro

Defesa Civil alerta para chuva intensa em SP com raios e ventos até 70 km/h