Brasil

1/5 dos brasileiros diz não usar cinto de segurança sempre

No gráfico do IBGE, o uso do cinto tem porcentuais maiores conforme cresce o nível de instrução.


	O uso de cinto de segurança ainda encontra a resistência de um quinto dos brasileiros
 (Getty Images)

O uso de cinto de segurança ainda encontra a resistência de um quinto dos brasileiros (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2015 às 11h46.

Rio de Janeiro - Tornado obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro já há 18 anos, o uso de cinto de segurança ainda encontra a resistência de um quinto dos brasileiros. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, do IBGE, divulgada nesta terça-feira, 2, 20,6% da população declarou não usar cinto de segurança sempre que anda de carro ou de van nos bancos da frente.

No gráfico do IBGE, o uso do cinto tem porcentuais maiores conforme cresce o nível de instrução. Também há diferenças regionais: no Nordeste, 66% dos entrevistados disseram utilizar; no Sudeste, 86,5%.

O hábito para quem viaja no banco de trás ainda não se consolidou.

Apenas metade da população utiliza a proteção. E nas áreas rurais o índice registrado é de apenas 44,8%. Entre os brasileiros que dirigem moto, 16,6% admitiram dispensar capacete.

Acompanhe tudo sobre:IBGEEstatísticasTrânsitomobilidade-urbanaseguranca-digital

Mais de Brasil

Exclusivo: governo mudará processo de compra e venda de veículos

Brasil terá R$ 800 bilhões em rodovias e ferrovias em 10 anos, diz secretário

AtlasIntel: Lula termina 2025 com aprovação de 48,8% e reprovação de 50,7%

PF prende número 2 do Ministério da Previdência em operação sobre fraudes no INSS