O que é fauna e flora brasileira?
Fauna e flora sempre andam juntas; entenda a definição de cada uma delas
Jornalista freelancer
Publicado em 17 de novembro de 2023 às 16h54.
Última atualização em 17 de novembro de 2023 às 17h21.
O Brasil possui mais de 8 milhões de quilômetros quadrados em seu território, e toda essa imensidão possui diferentes biomas, 6 no total. Dentro de cada bioma, existe uma fauna e flora diferente, que foi estruturada por adaptações da natureza ao longo de muitos anos.
Um bioma é o ecossistema que envolve a vida vegetal e animal. Ou seja, todo o ciclo predatório e evolutivo, está presente naquele ambiente. Assim como a fauna e a flora. Saiba o que são e a importância desses conjuntos no meio ambiente.
- ExxonMobil anuncia planos de abrir fábrica de lítio para veículos elétricos
- Ar-condicionado de janela; veja os melhores modelos a partir de R$ 1,7 mil
- Enel diz que distribuição foi normalizada a 93% dos consumidores afetados pelas chuvas de ontem
- Morre ator Paulo Hesse, aos 81 anos
- CAE do Senado marca para dia 21 a análise do PL das offshores e fundos exclusivos
- Natura fecha venda da The Body Shop para grupo europeu por £ 207 milhões e earn-out de £ 90 milhões
Fauna e flora do Brasil
A formação dos biomas envolve a Fauna e Flora, sendo representadas pelos animais e vegetações, respectivamente. Veja no detalhe o que cada uma delas representam na natureza:
O que é Fauna?
Fauna é todo o tipo de vida animal dentro de determinado bioma. No Brasil, por exemplo, ele pode ser subclassificada como Fauna do Cerrado, Fauna da Amazônia e assim por diante.
A classificação da Fauna é importante, pois cada bioma possui suas características específicas e estas influem na evolução dos animais e da vegetação.
O que é Flora?
Já a Flora, dona de mais de 46 mil espécies catalogadas em solo brasileiro, se refere às vegetações, incluindo árvores, flores, plantas e vida vegetal marinha.
Assim como a Fauna, a flora também pode mudar de acordo com o bioma onde está inserida, ou seja, há uma relação evolutiva que envolve Fauna e Flora para a formação das características do bioma.
Fauna e flora dos biomas brasileiros
A fauna, a flora e os biomas estão super conectados na natureza, um depende do outro para o equilíbrio do ambiente.
Por exemplo, imagine a situação hipotética de soltarem um animal que está adaptado a um determinado bioma em outro bioma completamente diferente.
Provavelmente, enfrentaremos problemas de superpopulação da espécie ou extinção de algum eventual animal cuja espécie inserida seja predadora. O mesmo vale para árvores e diferentes tipos de vegetação, que podem mudar as características do solo.
Saiba mais sobre os seis biomas que temos no Brasil:
Amazônia
Este bioma é o maior do território brasileiro, ocupando 49% da extensão. A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, contém 20% da água disponível no mundo, além de reservas minerais. Um exemplo de animal representante da Fauna pode ser o Lobo-Guará, enquanto da Flora, temos a Vitória Régia.
É importante lembrar que o bioma Amazônia não existe apenas no Brasil, pois a Amazônia Internacional (como é chamada a porção territorial fora do território nacional) também possui características muito semelhantes, senão iguais, ao bioma brasileiro, a Amazônia.
Mata Atlântica
Com aproximadamente 13% do território brasileiro sendo ocupado por mais de 50% de toda a população nacional, temos a Mata Atlântica. A porção mantém apenas 27% de seu território preservado, sendo um dos mais ameaçados de extinção dentre os biomas.
Um animal que pode ser exemplo da extinção da Flora no bioma é o Mico Leão Dourado, e muito presente na porção preservada do bioma, representando a Flora, temos o Pau-Brasil.
Cerrado
Presente na parte central do país, o cerrado compreende aproximadamente 24% do território nacional. A partir da década de 60, com a mudança da capital para Brasília e o fluxo migratório para a região, a Agricultura ganhou força e hoje é uma atividade que divide espaço com a Fauna e Flora endêmicas.
Caatinga
A Caatinga, que é um dos menores biomas do país, representa apenas 10% do território nacional. Uma pequena extensão territorial que foi palco de grandes romances brasileiros, como Vidas Secas, de Graciliano Ramos e Os sertões, de Euclides da Cunha.
Aproximadamente 36% do território do bioma sofreu algum tipo de alteração pelo homem. Sua característica é de clima semi árido e isso favorece o preparo do solo para agropecuária.
A Flora pode ser representada pelo Mandacarú, e a Fauna pelo preá.
Pampa
O bioma Pampa que, junto com o Pantanal, representa os menores biomas brasileiros, com apenas 2% de extensão no território nacional. Com o clima extremamente úmido e chuvoso, mas com baixas temperaturas no inverno, o Pampa é utilizado principalmente para atividades agrícolas e agropecuárias pela característica plana das terras.
O animal que pode representar a Fauna no local, é o João de barro e a Flora, o capim-forquilha.
Pantanal
O bioma Pantanal compreende 2% do território do país. É um dos biomas mais preservados do Brasil, estando ao lado de grandes produções agropecuárias. O Pantanal também é característico por possuir a maior planície alagada do Planeta Terra.
É um pouco mais difícil, assim como nos Pampas, encontrar animais e plantas específicas da região. Isto ocorre devido a menor extensão territorial do bioma, são mudanças decorrentes da migração e evolução de animais.