Exame Logo

Com risco de derrota, governo faz acordo e adia votação de vetos a trechos de PL dos Agrotóxicos

Governo aceitou adiar lei do esporte após oposição afirmar que não havia consenso

Proposta em andamento na Câmara busca reduzir o uso de agrotóxicos químicos (Crédito: simonkr/Getty Images)
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 28 de maio de 2024 às 17h05.

Última atualização em 28 de maio de 2024 às 17h18.

Para evitar novas derrotas no Congresso, o governo decidiu adiar vetos como sobre a Lei dos Agrotóxicos e o da Lei Geral dos Esportes que estavam na pauta da sessão desta terça-feira. A medida sobre a gratuidade do despacho de bagagens em voos comerciais também foi adiada.

Entre os trechos barrados por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Lei Geral do Esporte estão o que eliminou a criação da Autoridade Nacional para Prevenção e Combate à Violência e à Discriminação no Esporte (Anesporte).

Veja também

Na época, o Ministério do Esporte era comandado ainda por Ana Moser, e alegou que o veto foi decidido pela Casa Civil, por uma questão jurídica de que “normas de iniciativa de parlamentar [ do Senado ou da Câmara ] não podem criar órgãos na estrutura do Poder Executivo”.

Já em relação à Lei dos Agrotóxicos, o governo sofre forte pressão da bancada ruralista, uma das principais forças do parlamento, pela sua derrubada. A lei altera o processo de autorização para agrotóxicos no país.

Na última sessão do Congresso, os parlamentares derrubaram o trecho que centralizava no Ministério da Agricultura a coordenação de reanálises de riscos e alterações nos produtos já registrados, o que excluía a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( Ibama ). Mas há ainda outros pontos a serem apreciados, como os que tratam sobre as embalagens dos produtos.

Outros vetos que preocupam o governo ainda na pauta:

Acompanhe tudo sobre:AgrotóxicosCongressoLuiz Inácio Lula da Silva

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de EXAME Agro

Mais na Exame