EXAME Agro

Café com vidro? Marca proibida pela Anvisa tem origem desconhecida; saiba qual é

Produto foi retirado do mercado após inspeções revelarem irregularidades na documentação e contaminação com materiais perigosos

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 25 de setembro de 2025 às 12h02.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da fabricação, distribuição, propaganda e uso de todos os lotes do café torrado e moído extraforte e tradicional da marca Câmara.

A decisão foi tomada no último dia 23, após inspeções realizadas pela Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro.

Durante as inspeções, foram encontradas irregularidades na origem do produto e na documentação das empresas responsáveis pelas embalagens — Sociedade Abast do Com e da Ind de Panif Sacipan S/A e Lam Fonseca Produtos Alimentos Ltda. Ambas as empresas apresentaram registros irregulares junto aos órgãos competentes, o que gerou preocupações sobre a conformidade e segurança do produto.

Fragmentos de vidro no café: risco à saúde

Além das questões documentais, análises laboratoriais realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ) identificaram fragmentos de corpo estranho semelhantes a vidro em um dos lotes do café (nº 160229).

A Anvisa orienta os consumidores a interromperem o consumo do Café Câmara e descartarem os produtos adquiridos de maneira adequada. A agência reforça a importância de adquirir alimentos apenas em estabelecimentos que cumpram as normas sanitárias vigentes, garantindo a segurança alimentar e a proteção da saúde pública.

Acompanhe tudo sobre:CaféAnvisaFiscalização

Mais de EXAME Agro

Em meio à crise da carne, EUA perdem 15 mil fazendas e 1 milhão de hectares

A doença que assola o gado da França e mudou umas das principais feiras do país

Setor de café do Brasil aguarda desdobramentos após suspensão de tarifas nos EUA

'Confiamos numa solução do governo', diz Perosa sobre cotas da China para carne