EXAME Agro

Apoio:

Logo TIM__313x500

Basf lança nova edição de desafio para startups do agro; foco é solução para rastrear folhas de soja

Agtechs selecionadas terão acesso ao ecossistema de inovação da plataforma de inovação da companhia

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 29 de julho de 2024 às 12h11.

A divisão de soluções para agricultura da Basf lançou nesta semana a edição 2024 do Greatest Challenges voltado para as agetchs, as startups do agronegócio, da América Latina.

Em toda a safra de soja, a Basf e diversos agricultores coletam uma grande quantidade de folhas para análise — o objetivo é avaliar o impacto de produtos como fertilizantes e outros insumos agrícolas no desenvolvimento das plantas.

Com isso em mente, a equipe de pesquisa da empresa definiu como desafio deste ano a melhoria do rastreamento das folhas de soja. A meta é encontrar uma solução que permita a geolocalização e catalogação dessas folhas, além de gerenciar todo o processo de rastreamento.

As agetchs selecionadas, além da possibilidade de desenvolver sua tecnologia em parceria com a Basf, terão acesso ao ecossistema de inovação da AgroStartr, a plataforma de inovação da companhia.

"A AgroStart, sendo uma plataforma de inovação aberta, olha também para toda a jornada do empreendedor e da startup, oferecendo suporte naqueles pontos que são mais importantes para garantir a sustentabilidade financeira, sempre com o viés de crescimento de negócio”, afirma Mirella Lisboa, Head do AgroStart e Gerente de Inovação LATAM da Basf Agro.

Segundo o Radar Agtech Brasil 2023, elaborado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens Research and Consulting, o país possui atualmente 1.953 startups do agro — o total representa um aumento de 14,7% em relação ao número de startups reportado no levantamento realizado em 2022.

"Disponibilizamos ingresso e oportunidade de apresentação do negócio, para dar visibilidade à tecnologia que as startups estão desenvolvendo. Ter este contato com os líderes da Basf no mundo inteiro é muito interessante, por exemplo, para startups que estão querendo internacionalizar suas operações", diz Lisboa.

Inovação aberta no agronegócio

Um dos resultados do Greatest Challenges do AgroStart foi a parceria em desenvolvimento com a Agrotoken, startup argentina selecionada na edição 2022 do desafio, que buscava soluções para tokenização na agricultura.

A agetch, acelerada pela Basf, surgiu com o objetivo de transformar commodities agrícolas em ativos financeiros, possibilitando que os produtores rurais utilizem tokens para pagamentos ou para obter financiamento. Desde 2021, a empresa já tokenizou 230 toneladas de grãos, principalmente soja, milho e trigo, e atendeu mais de 3 mil propriedades rurais.

"Buscamos trabalhar uma coinovação, experimentar a tecnologia [...] Este é o diferencial de ser chancelado pelo AgroStart. Fazendo um acompanhamento muito próximo das necessidades individuais de cada startup para ajudá-las a conseguir crescer e prosperar financeiramente”, finaliza Lisboa.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioStartupsAgriculturaMinistério da Agricultura e Pecuária

Mais de EXAME Agro

Por que o café está tão caro? Entenda

Frente fria chega em SP e derruba temperaturas nesta semana; veja previsão

Doença de Newcastle: Mapa notifica Organização Mundial da Saúde Animal sobre fim da doença

ITR 2024: saiba como emitir e qual o prazo de entrega

Mais na Exame