Agências

País sinaliza necessidade de mais um ano para cortar déficit

Portugal precisará de mais um ano para atingir as metas orçamentárias acertadas sob o resgate de 78 bilhões de euros depois que o cenário econômico se deteriorou


	Gaspar, Ministro das Finanças, afirmou que o governo discutirá a adoção de medidas orçamentárias adicionais equivalentes a 0,5% do PIB) durante a próxima avaliação da economia por seus credores
 (Marcel Salim/EXAME.com)

Gaspar, Ministro das Finanças, afirmou que o governo discutirá a adoção de medidas orçamentárias adicionais equivalentes a 0,5% do PIB) durante a próxima avaliação da economia por seus credores (Marcel Salim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2013 às 10h40.

Lisboa - Portugal precisará de mais um ano para atingir as metas orçamentárias acertadas sob o resgate de 78 bilhões de euros depois que o cenário econômico se deteriorou, sinalizou nesta quarta-feira o ministro das Finanças do país, Vitor Gaspar.

"É razoável imaginar que a Comissão Europeia irá propor ... prolongar em um ano o tempo dado a Portugal para corrigir seu déficit orçamentário excessivo", disse Gaspar ao Parlamento.

Gaspar afirmou que o governo discutirá a adoção de medidas orçamentárias adicionais equivalentes a 0,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) durante a próxima avaliação da economia por seus credores, que começa na semana que vem.

A necessidade de Portugal de fazer mais cortes orçamentários vem depois de uma retração da economia maior que o esperado no quarto trimestre do ano passado.

Portugal precisa cortar seu déficit orçamentário para 4,5 por cento do PIB este ano, ante 5 por cento no ano passado.

O país havia planejado reduzir ainda mais o déficit para 2,5 por cento do PIB em 2014, trazendo-o para dentro do limite de 3 por cento da União Europeia (UE).

Acompanhe tudo sobre:EuropaOrçamento federalPiigsPortugal

Mais de Agências

Israel recupera corpo de brasileiro em Gaza, o 4º morto pelo Hamas

Ex-miss Brasil dada como desaparecida no RS retoma contato com a família após 4 dias

Erdogan diz que Otan não deve contar com aval para adesão da Suécia antes de julho

'Brasil não pode mais ser marginalizado exterior', diz Lula em BH

Mais na Exame