Agências

Grécia realizará eleições parlamentares antecipadas

O primeiro-ministro, Lucas Papademos, anunciou hoje a antecipação das eleições para o dia 6 de maio

As eleições antecipadas eram parte do acordo do governo de coalizão entre social-democratas e conservadores (Louisa Gouliamaki/AFP)

As eleições antecipadas eram parte do acordo do governo de coalizão entre social-democratas e conservadores (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2012 às 12h56.

Atenas - A Grécia realizará eleições antecipadas no dia 6 de maio, anunciou nesta quarta-feira o primeiro-ministro do país, Lucas Papademos, a seus ministros.

Após uma reunião de seu Gabinete, Papademos se dirigiu ao Palácio Presidencial, onde foi recebido pelo chefe do Estado, Karolos Papoulias, a quem compete decidir a dissolução do Parlamento e a convocação oficial do pleito.

"A dissolução do Parlamento não significa que os senhores vão parar de trabalhar. Temos muitas coisas a fazer antes das eleições", disse Papademos no Conselho de Ministros aos membros de seu gabinete, segundo a rede de televisão estatal "NET".

As eleições antecipadas eram parte do acordo do governo de coalizão entre social-democratas e conservadores que substituiu o gabinete do ex-primeiro-ministro Giorgos Papandreou após sua renúncia em novembro de 2011.

As últimas pesquisas preveem uma disputa acirrada e a entrada no Legislativo de 7 a 9 partidos, o que obrigaria a formação de um novo governo de coalizão.

As pesquisas dão a vitória, mas sem maioria absoluta, ao conservador Nova Democracia, seguido pelos socialistas do Pasok e o Partido Comunista.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasEleiçõesEuropaGréciaPiigs

Mais de Agências

Israel recupera corpo de brasileiro em Gaza, o 4º morto pelo Hamas

Ex-miss Brasil dada como desaparecida no RS retoma contato com a família após 4 dias

Erdogan diz que Otan não deve contar com aval para adesão da Suécia antes de julho

'Brasil não pode mais ser marginalizado exterior', diz Lula em BH

Mais na Exame