Agências

EUA reduzem previsão de crescimento do PIB para 1,6%

Estimativa do governo caiu quase pela metade; desemprego deve ficar em 9% em 2012

Na próxima semana Barack Obama vai anunciar ao Congresso seu novo plano econômico (Chip Somodevilla/Getty Images)

Na próxima semana Barack Obama vai anunciar ao Congresso seu novo plano econômico (Chip Somodevilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2011 às 15h56.

Washington - A Casa Branca reduziu hoje sua previsão para a economia, mostrando que o desemprego pode ficar em média em 9% em 2012 e prevendo um crescimento menor do que o esperado para os próximos anos.

A administração do presidente Barack Obama, em sua revisão anual de meio de ano, disse que o crescimento econômico pode desacelerar para 1,6% em 2011. Originalmente, a administração federal previa que a economia cresceria 3,1% este ano.

A nova projeção econômica é divulgada apenas uma semana antes do presidente Obama fazer um discurso no Congresso, quando deve delinear um novo plano para impulsionar a geração de emprego e reduzir o déficit do país. Atualmente, cerca de 14 milhões de americanos estão sem trabalho e a taxa de desemprego está em 9,1%.

A Casa Branca diz que a nova previsão reflete a deterioração das condições econômicas nos últimos meses. Em julho, o governo disse que o Produto Interno Bruto (PIB) teve um crescimento mínimo no primeiro semestre e que a recessão de 2008 e 2009 foi maior do que o estimado anteriormente. Desde então, indicadores de vários setores, da produção industrial ao mercado de trabalho, continuam fracos, gerando temores de que a economia pode voltar à recessão.

A previsão da administração federal inclui duas estimativas. A primeira abrange dados até junho e a segunda até agosto, "para refletir a substancial turbulência econômica dos últimos dois meses", diz a Casa Branca.

Em fevereiro, a Casa Branca havia previsto que a taxa de desemprego ficaria em 9,3% este ano e 8,6% em 2012. Hoje, a administração afirmou que a taxa deve permanecer entre 8,8% e 9,1% este ano e 8,3% e 9% no ano que vem. No início do ano, a previsão era que o PIB cresceria 3,1% em 2011 e 4% em 2012. Agora, projeta-se uma expansão de 1,6% a 2,4% este ano e 2,9% a 3,2% em 2012.

O déficit este ano deve ficar em US$ 1,316 trilhão, cerca de 20% menor do que o previsto inicialmente, usando a estimativa que leva em conta os dados até junho. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEstados Unidos (EUA)Indicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Agências

Israel recupera corpo de brasileiro em Gaza, o 4º morto pelo Hamas

Ex-miss Brasil dada como desaparecida no RS retoma contato com a família após 4 dias

Erdogan diz que Otan não deve contar com aval para adesão da Suécia antes de julho

'Brasil não pode mais ser marginalizado exterior', diz Lula em BH

Mais na Exame