Agências

Bolsas asiáticas iniciam semana com sinais mistos

Tóquio - As Bolsas da Ásia fecharam sem sinal definido nesta segunda-feira - não houve negociações na Tailândia por ser feriado. Houve mercados que reagiram positivamente ao acordo fechado na sexta-feira na reunião de cúpula da União Europeia. Em outras bolsas da região, contudo, persistiram as dúvidas sobre se esse pacto será suficiente para resolver […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2011 às 07h10.

Tóquio - As Bolsas da Ásia fecharam sem sinal definido nesta segunda-feira - não houve negociações na Tailândia por ser feriado. Houve mercados que reagiram positivamente ao acordo fechado na sexta-feira na reunião de cúpula da União Europeia. Em outras bolsas da região, contudo, persistiram as dúvidas sobre se esse pacto será suficiente para resolver a crise da dívida do euro.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que apresentou ligeira queda, revertendo os ganhos da sessão da manhã. O índice Hang Seng caiu 10,57 pontos, ou 0,06%, e fechou aos 18.575,66 pontos, com os investidores andando de lado e embalado também pelo declínio nas bolsas da China.

Na China, as bolsas voltaram a fechar no pior nível em 33 meses, por conta de notícia de que a liderança do Partido Comunista não tem planos imediatos para afrouxar a política monetária. O Xangai Composto caiu 1% e terminou aos 2.291,54 pontos, o pior fechamento desde 20 de março de 2009. O Shenzhen Composto perdeu 1,3%, aos 949,77 pontos.

Já na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul teve alta acentuada, com apostas no plano europeu de resgate da zona do euro. O índice Kospi avançou 1,3%, aos 1.899,76 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipei fechou em alta, mas em baixo volume, com os investidores ficando de lado enquanto a crise da dívida da UE se desenrola. No ambiente doméstico, a disputa presidencial acirrada para a eleição de janeiro colabora com as incertezas. O índice Taiwan Weighted avançou 0,81%, aos 6.949,04 pontos.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, encerrou o dia em alta. Os investidores ficaram mais aliviados ao ver os mercados reagirem bem às medidas tomadas após o encontro de líderes da Europa. O índice S&P/ASX 200 avançou 1,18%, aos 4.252,80 pontos.

Já nas Filipinas, a Bolsa de Manila fechou em baixa. O índice PSE retrocedeu 0,38%, aos 4.276,34 pontos.

Na Malásia, o índice KLCI, composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, adicionou 0,5% e terminou aos 1.467,10 pontos, em negociação instável.

A Bolsa de Cingapura encerrou em ligeira alta. O Straits Times Index subiu 0,24% e terminou aos 2.701,15 pontos.

Na Indonésia, o mercado seguiu o embalo da maioria das bolsas da região, o que fez o índice composto da Bolsa de Jacarta ganhar 0,9%, aos 3.792,149 pontos.

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresChinaHong KongMetrópoles globais

Mais de Agências

Israel recupera corpo de brasileiro em Gaza, o 4º morto pelo Hamas

Ex-miss Brasil dada como desaparecida no RS retoma contato com a família após 4 dias

Erdogan diz que Otan não deve contar com aval para adesão da Suécia antes de julho

'Brasil não pode mais ser marginalizado exterior', diz Lula em BH

Mais na Exame