Tecnologia

Zynga lança primeiro jogo depois da oferta inicial de ações

Uma das líderes da produção de games para Facebook, produtora quer levar sucesso para os jogos de aparelhos móveis

A oferta pública inicial da produtora dos jogos "CityVille" e "FarmVille" tem sido muito aguardada, por ser vista como maneira dos investidores aproveitarem o crescimento do Facebook (Justin Sullivan/Getty Images)

A oferta pública inicial da produtora dos jogos "CityVille" e "FarmVille" tem sido muito aguardada, por ser vista como maneira dos investidores aproveitarem o crescimento do Facebook (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2012 às 20h40.

Los Angeles - A produtora Zynga lançou, nesta quinta-feira (5), um novo jogo para celulares chamado "Scramble With Friends" para expandir sua base de usuários para além do Facebook e acompanhar os rivais no mercado de portáteis.

Embora a Zynga tenha sido uma das primeiras produtoras de jogos para a plataforma do Facebook, no ramo dos celulares ela não conta com essa vantagem. Companhias como a Walt Disney e a Electronic Arts já lançaram jogos de sucesso para aparelhos móveis.

Para tentar reproduzir a popularidade que conquistou no Facebook, a Zynga está tentando criar uma rede de jogos para celulares sob uma mesma marca, para que os usuários possam jogá-los com o mesmo grupo de amigos.

No novo jogo lançado na quinta-feira, os participantes competem uns contra os outros para descobrir palavras. O "Scramble With Friends" foi criado para os jogadores que já usam o "Words With Friends" e o "Hanging With Friends", dois outros jogos de palavras da Zynga.

"A coisa mais difícil com os jogos para aparelhos móveis é criar esse efeito de rede, porque eles não contam com a mesma plataforma social inerente que o Facebook oferece", disse Paul Bettner, vice-presidente do Zynga With Friends, o estúdio texano antes conhecido como Newtoy que a Zynga adquiriu em 2010.

"Estamos tentando construir uma rede de jogadores existentes com essa marca. Assim, os jogadores estiverem gostando do 'Words With Friends' já terão criado uma rede de amigos", acrescentou.

Dada a dependência da Zynga ao Facebook --95% de seu faturamento vem da rede social--, os investidores estão observando com atenção sua estratégia para jogos móveis. A Zynga anunciou nas suas apresentações anteriores à oferta pública inicial, em dezembro, que tinha 13 milhões de jogadores diários em aparelhos móveis, ante 11,1 milhões em outubro.

As ações da Zynga caíram abaixo de seu preço de oferta inicial, depois que começaram a ser negociadas no pregão da Nasdaq, em 16 de dezembro. Na quinta-feira, elas estavam sendo negociadas a US$ 9,04, cerca de 10% abaixo de seu preço de oferta inicial.

Acompanhe tudo sobre:BrinquedosEmpresasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGamesInternetZynga

Mais de Tecnologia

Meta abre dados do Instagram para estudo do impacto na saúde mental de adolescentes

O que é o Prime Day? Nos EUA, ele deve movimentar US$ 14 bilhões

Elon Musk decide transferir sedes da SpaceX e X para o Texas

81% da Geração Z no Brasil deixa de usar apps por preocupações com privacidade, diz pesquisa

Mais na Exame