São Paulo - Mark Zuckerberg , CEO e cofundador do do Facebook , usava uma espada de samurai falsa para ao mesmo tempo “motivar” e brincar com funcionários de sua companhia em 2005.
É isso que relata Noah Kagan, um ex-funcionário que trabalhou durante nove meses na empresa naquele ano.
Kagan conta o caso em seu e-book recém-lançado chamado de “ How I Lost $170 Million: MY TIME as #30 AT FACEBOOK ”, “Como eu perdi US$170 milhões: Meu tempo como o 30º funcionário do Facebook”, em tradução livre.
“Ele anda por aí com uma espada de samurai falsa, ameaçando atacá-lo se trabalhar mal. Onde raios ele conseguiu aquela espada samurai? Por sorte, nenhum empregado foi ferido enquanto eu estava lá”, escreve o ex-funcionário.
“Ele vinha e fingia cortar você, brincando que se você deixasse o site fora do ar ele iria cortar sua cabeça fora”, diz.
Kagan atribui o estranho método à juventude de Zuckerberg na época, chamando-o de “super nerd de 23 anos” e também de “imaturo”.
Apesar do tom de brincadeira, o ex-funcionário afirma que, por vezes, as atitudes do CEO do Facebook pareciam ameaçadoras.
“Eu vou cortar você com essa espada enorme”, afirmava Zuckerberg quando cobrava que algo fosse feito com agilidade.
Em outro caso, Kagan menciona que o CEO da atual maior rede social do planeta era literal em seu feedback para funcionários.
“Embora eu não me lembre em qual ferramenta trabalhávamos, o engenheiro Chris Putnam e eu passamos quase um mês construindo algo que nós pensávamos que Mark iria adorar. Um dia, ele foi até o computador de Chris e nós demonstramos o produto. Ele achou uma merda. Eu sei disso porque, em vez de dar um retorno sobre o produto, ele gritou: ‘Isso é uma merda, refaçam isso!’, jogou água no computador do Chris e afastou-se. Todos nós ficamos ali, em choque”, escreve o ex-funcionário.
Atualmente, Kagan mantém um blog pessoal chamado Okdork, no qual publica dicas de empreendedorismo e alguns reviews de livros.
Além disso, ele é CEO do AppSumo, uma agência de comunicação digital.
- 1. Fábrica de bilionários
1 /10(Reuters)
- 2. Mark Zuckerberg
2 /10(Justin Sullivan/Getty Images)
Fortuna: 28 bilhões de dólares
Mark Zuckerberg, 29, fundou a rede social em 2004 de seu dormitório em Harvard e permanece até hoje como presidente da empresa. Ele atingiu seu primeiro bilhão de dólares em 2007, quando a rede chegou a 1 bilhão de usuários.
- 3. Jan Koum
3 /10(Reprodução/Facebook/Jan Koum)
Fortuna: 6,8 bilhões de dólares
Jan Koum, ao lado de seu sócio Brian Acton, é o mais novo integrante da lista. Na noite de ontem o WhatsApp, fundado por ambos, f
oi vendido para o Facebook por 19 bilhões de dólares. Koum, que possuía 45% de participação na empresa, agora tem 6,8 bilhões de dólares e fará parte da mesa executiva do Facebook.
- 4. Dustin Moskovitz
4 /10(GettyImages)
Fortuna: 5,2 bilhões de dólares
Dustin Moskovitz era colega de quarto de Zuckerberg e foi um dos fundadores da rede. Em 2008, ele deixou a companhia para fundar a empresa de softwares Asana, mas seu primeiro bilhão só veio em 2012, como IPO do Facebook e a valorização dos 5% de participação que ele ainda tem da empresa.
- 5. Brian Acton
5 /10(Reprodução/Twitter/@brianacton)
Fortuna: 3 bilhões de dólares
Brian Acton é co-fundador do aplicativo WhatsApp e dono de 20% da empresa. Com a venda da companhia para o Facebook por 19 bilhões de dólares, sua fortuna chegou aos 3 bilhões de dólares e pode crescer, já que boa parte dela está em ações da rede social.
- 6. Eduardo Saverin
6 /10(GettyImages)
Fortuna: 2,6 bilhões de dólares
Eduardo Saverin , 31, era amigo de Zuckerberg e fez parte do time de fundadores do Facebook. Ele saiu em maus termos da empresa em 2005, mas permaneceu com 2,2% das ações, que o tornaram bilionário em 2012. Hoje, o brasileiro vive em Singapura e investe em start ups de tecnologia.
- 7. Sean Parker
7 /10(GettyImages)
Fortuna: 2 bilhões
Sean Parker foi o primeiro presidente do Facebook e ainda possui algumas ações da companhia – a participação não é divulgada. O fundador do Napster, interpretado por Justin Timberlake no filme A Rede Social, hoje investe no serviço de streaming de músicas Spotify e na produção de filmes.
- 8. Peter Thiel
8 /10(Getty Images)
Fortuna: 1,8 bilhão de dólares
Peter Thiel, 46, foi o primeiro investidor profissional do Facebook. Em 2004, ele pagou 500.000 dólares em troca de 10% da empresa. Vendeu grande parte dela, mas o que restou foi suficiente para torná-lo bilionário em 2012. Thiel é co-fundador do
PayPal e investe em empresas do Vale do Silício.
- 9. Jim Breyer
9 /10(Wikipedia)
Fortuna: 1,5 bilhão de dólares
O investidor Jim Breyer colocou dinheiro no Facebook em 2005 e fez parte da mesa diretora da companhia até 2013. Ele também ficou bilionário em 2012, devido ao IPO da rede social. Bryer já participou das mesas diretoras do WallMart e da Dell e hoje investe principalmente na China.
- 10. Agora, veja quem foram 15 os bilionários mais caridosos de 2013
10 /10(Getty Images)