Tecnologia

Yahoo! adquire empresa responsável pelo app Aviate

Aplicativo modifica tela inicial do Android usando sistema parecido com o Google Now; valores da 31ª compra de Marissa Mayer não foram revelados

aviate (Reprodução)

aviate (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2014 às 17h52.

Em coletiva realizada nesta terça-feira na CES, a CEO do Yahoo! Marissa Mayer anunciou a compra do aplicativo Aviate pela empresa. O app para Android serve como uma tela inicial alternativa e dinâmica, que altera de forma inteligente o conteúdo exibido no decorrer do dia, de acordo com as necessidades do usuário.

A equipe de desenvolvimento do programa e o próprio Yahoo! confirmaram a aquisição em seus respectivos blogs, mas valores não foram revelados. A compra faz parte da estratégia da companhia de criar produtos personalizáveis que ajudem – e consequentemente estejam presentes – na rotina dos usuários.

Os desenvolvedores Mark Daiss, William Choi e Paul Montoy-Wilson, fundadores do Aviate, passarão a trabalhar na empresa de Marissa. O mesmo aconteceu com os criadores das outras 30 startups adquiridas pela companhia desde que a CEO assumiu o cargo, em junho de 2012.

O Avite – Lançado em outubro de 2013, o aplicativo chegou com uma proposta parecida com a do Google Now, mas voltada especialmente para a tela inicial. A ideia é fazer com que a Home se atualize no decorrer do dia, exibindo aplicativos e conteúdo atualizado de acordo com o horário e as necessidades do usuário.

Para descobrir tudo isso, o app utiliza informações fornecidas pelo GPS e pelas redes de celular, dados e Wi-Fi. Assim, determina se o dono do smartphone está em casa, no trabalho ou no trânsito, por exemplo – bem como faz o serviço do Google. Tudo isso o torna bem diferente de outros programas que também alteram drasticamente a tela inicial do Android, como o Nova Launcher e outros similares.

O aplicativo está disponível na Play Store desde o ano passado, mas como um Beta fechado. Para acessá-lo, apenas com um convite. Ou, se você correr, digitando YAHOO no campo de código promocional – a companhia dará acesso antecipado ao software aos 25 mil primeiros que fizerem isso a partir desta quinta-feira, como forma de “celebrar” a compra.

Acompanhe tudo sobre:CESEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetFusões e AquisiçõesINFOYahoo

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA