Tecnologia

HP Workstation Z1

Avaliação do editor Cauã Taborda / Com um belo monitor de 27 polegadas, o Workstation Z1 da HP pode ser confundido com mais um tudo-em-um doméstico. Mas, ao contrário da primeira impressão, essa máquina é uma poderosa e extremamente confiável estação de trabalho espremida de maneira inteligente em um excelente monitor.  A HP oferece o […]

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2012 às 10h56.

logo-infolab

Avaliação do editor Cauã Taborda /

Com um belo monitor de 27 polegadas, o Workstation Z1 da HP pode ser confundido com mais um tudo-em-um doméstico. Mas, ao contrário da primeira impressão, essa máquina é uma poderosa e extremamente confiável estação de trabalho espremida de maneira inteligente em um excelente monitor. 

A HP oferece o Workstation Z1 com muitas opções. O modelo enviado para o INFOlab possui um processador Intel Xeon E3-1280, com quatro núcleos de 3,5 GHz, 8 threads e frequência máxima de até 3,9 GHz. Para acompanhar o processador e garantir alto desempenho com gráficos, o PC conta com uma Nvidia Quadro 4000M, 8 GB de RAM DDR3-1600 ECC, um SSD de 160 GB e um drive BD-RW. Mesmo que esse modelo, vendido por 10.699 reais tenha muito poder de fogo, aplicativos pesados de CAD, modelagem 3D e análise financeira podem exigir um upgrade. Esse é outro destaque dessa máquina.

Com uma construção interna bem inteligente, o Workstation Z1 abre como um capô de carro. Pesando 13 kg, a máquina possui um sistema de suspensão bem rígido para suportar o peso e permitir ajustes de inclinação. Por dentro, nada de fios à mostra, presilhas e resíduos de cola. Todos os componentes podem ser removidos sem o uso de ferramentas. A organização modular é muito boa e incrementar o hardware não será um problema, mesmo com um espaço menor do que o oferecido por um gabinete. O modelo trabalha com até 32 GB de RAM (distribuídos em quatro slots).

Com um ganho notável de desempenho em relação aos HDs convencionais, um SSD parece uma escolha lógica para um workstation dedicado a ligar com aplicativos pesados. No entanto, o armazenamento de 160 GB é inconcebível para uma máquina desse porte. O tudo-em-um pode receber dois HDs de 2,5 polegadas ou um único HD de 3,5 polegadas.

O modelo enviado para testes confirmou sua força com os benchmarks. Além do índice de experiência do Windows 7, que ficou em 7,2, o Z1 cravou 16.574 pontos no PCMark Vantage, 9.630 pontos no GeekBench e 2.410 pontos no 3DMark 11, que mede o desempenho da controladora gráfica. O resultado da GPU ficou abaixo do obtido pelo notebook Avell G1730, equipado com uma GeForce GT675M. Mesmo assim, a comparação entre a linha Quadro e GeForce não é muito válida, já que os propósitos das placas são muito distintos. Feita para lidar com processamento pesado, como renderização de grandes projetos e cálculos complexos, a Quadro oferece um desempenho imbatível para profissionais com essa demanda. O que não impede que ela tenha um desempenho mais que satisfatório nos games.

Com 2.560 por 1.440 pixels, o painel IPS de 27 polegadas oferece ótimo brilho, fidelidade nas cores e muita área disponível para trabalhar. Se o monitor não for suficiente, há uma conexão DisplayPort para uma tela adicional. Um ponto que pode causar desconforto é a proteção acrílica e reflexiva da tela. O Z1 também pode ser fixado em uma parede, já que há suporte ao padrão VESA em sua traseira. 

A conectividade não é um ponto forte do Z1. O tudo-em-um traz 4 portas USB traseiras, duas USB 3.0 laterais, conexão Gigabit Ethernet, leitor de cartões XD, MMC, MS e SD, Bluetooth 3.0 e Wi-Fi 802.11 a/b/g/n. Esperávamos ao menos uma conexão HDMI, mais USBs 3.0 e até uma porta híbrida eSata.

Comparar o Z1 com outros tudo-em-um até parece uma grande injustiça, mas é algo inevitável. Nessa categoria ele se tornou a máquina mais potente já testada pelo INFOlab. Em comparação a outras estações de trabalho, no entanto, ele pode apresentar problemas. Um deles é a falta de espaço para mais armazenamento, devido aos limites físicos do gabinete, bem como o acréscimo de uma segunda GPU. Por outro lado, a solução é bem inteligente e de certo modo inovadora, já que há uma boa redução no espaço requerido pela máquina.

Ficha técnica

ProcessadorIntel Xeon E-31280 – 3,5 GHz
Memória8 GB RAM DDR3-1600 ECC
ArmazenamentoSSD de 160 GB
Placa de vídeoNvidia Quadro 4000M
LeitorBD-RW
SOWindows 7 Professional 64 bits

Avaliação técnica

PrósConfiguração bastante confiável. Qualidade de som impressiona. Fácil acesso aos componentes.
ContrasPouco espaço de armazenamento.
ConclusãoEquipamento indicado para empresas e profissionais com demanda por computação de alto desempenho e confiabilidade.
Média8.9
PreçoR$ 10699
Acompanhe tudo sobre:DesktopsHP

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia