Exame Logo

Windows 10 terá suporte a sistemas biométricos para deixar as senhas de lado

Em comunicado no blog do Windows, a Microsoft anunciou que a décima edição do sistema terá suporte às especificações de biometria da FIDO Alliance

windows10 (Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2015 às 11h00.

As senhas típicas podem ser finalmente deixadas de lado no Windows 10. Em comunicado postado no blog do sistema operacional, a Microsoft anunciou que a décima edição de seu software terá suporte a especificações de biometria estabelecidas pela aliança Fast Identification Online (FIDO), apoiada por mais algumas dezenas de empresas.

O grupo é responsável por definir um padrão aberto que deve servir como alternativa às palavras-chaves. Ele é chamado de Passwordless Experience (experiência sem senha), e se baseia em análise de impressões digitais, voz ou imagens por parte dos serviços que antes exigiam o uso de uma combinação para ser acessadas.

Veja também

É justamente esta proposta que aplicações da Microsoft deverão seguir, como indica o comunicado da empresa. Segundo o texto, a versão atual do Windows 10 Technical Preview já mostra algumas das medidas. Membros do programa Windows Insider já podem conferir, por exemplo, a integração com o login no sistema, com o Azure Active Directory e com serviços como o Office 365 Exchange Online e o Salesforce, entre outros.

A aliança FIDO lançou a versão 1.0 e final das especificações de seus dois padrões – o biométrico e outro relacionado à autenticação em dois fatores – em janeiro deste ano, com apoio do Google, do Paypal, da Samsung e de outros gigantes da tecnologia. A elaboração da versão 2.0, por sua vez, ainda está em fase inicial – mas a Microsoft já deu a entender que as formas como implementará biometria em seu sistema terão certa influência no projeto.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOMicrosoftTecnologia da informação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame