Arduino (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 30 de abril de 2015 às 11h31.
A organização que mantém a plataforma de hardware open source Arduino anunciou nesta quinta-feira (30) uma parceria com a gigante americana Microsoft. O acordo faz do Windows 10 o primeiro sistema operacional certificado para desenvolvimento com a famosa placa de prototipagem. Segundo o post em que a iniciativa foi detalhada, a ideia é que permitir que desenvolvedores criem "objetos inteligentes" utilizando a flexibilidade de hardware do Arduino e as capacidades de software do Windows.
Na publicação, os autores citam o exemplo hipotético de uma câmera de segurança, que poderia usar a placa para operar os movimentos de inclinação e giro do aparelho, enquanto interface do usuário e conexão com a nuvem poderiam ser desenvolvidos a partir da Universal Windows Platform, que permite funções ainda mais complexas, como processamento de imagem para detecção de movimento, reconhecimento facial e de voz.
Para desenvolver suas ideias, os criadores poderão utilizar o Windows Remote Arduino e o Windows Virtual Shields, que estão disponíveis como libraries de código aberto. As duas tecnologias permitem que desenvolvedores acessem remotamente alguns dos recursos encontrados nos dispositivos com Windows 10, como se eles estivessem conectados fisicamente, por meio de uma série de protocolos especiais.
"Por exemplo, o Lumia 530 contém uma grande quantidade de recursos do Arduino Shield e permite que designers e fabricantes juntem todos os componentes perfeitamente. Imagine ser capaz de criar um projeto Arduino que inclua GPS, conectividade web, display touch, tecnologias de voz e muito mais", escreveu a Arduino em um post de blog.
Fonte: Arduino