Tecnologia

Wikileaks sofre queda de serviço e atribui a hackers

Segundo as primeiras conclusões dos administradores do WikiLeaks, o ataque e o fechamento temporário da página se devem a um ataque de negação de serviço (DDoS)

Site WikiLeaks: em sua conta no Twitter, o WikiLeaks especula que o ataque tenta prevenir futuras revelações (Fabrice Coffrini/AFP)

Site WikiLeaks: em sua conta no Twitter, o WikiLeaks especula que o ataque tenta prevenir futuras revelações (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2012 às 14h48.

Washington - O WikiLeaks, fundado pelo australiano Julian Assange, sofreu a suspensão de seu serviço por um ataque informático, informou nesta quarta-feira o site em mensagem no Twitter.

Segundo as primeiras conclusões dos administradores do WikiLeaks, o ataque e o fechamento temporário da página se devem a um ataque de negação de serviço (DDoS), que utiliza computadores zumbis, infectados por vírus, para inundar um site com solicitações de acesso.

A organização responsável pelo vazamento de polêmicos documentos diplomáticos dos Estados Unidos e arquivos das guerras do Iraque e do Afeganistão indicou que os ataques estavam sendo constantes desde o dia 3 de agosto.

Em sua conta no Twitter, o WikiLeaks especula que o ataque tenta prevenir futuras revelações ou seja uma resposta à divulgação de documentos sobre o regime sírio de Bashar al Assad ou ao ataque que realizaram ao site da empresa de inteligência global Stratfor no início do ano.

No entanto, o WikiLeaks, que está investigando a origem do ataque, permite o acesso ao seu site através de cópias em outros servidores, ao mesmo tempo em que os conteúdos ainda podem ser baixados em arquivos compartilhados.

O site foi atacado anteriormente mediante o sistema de DDoS pela última vez em maio.

Assange está neste momento na embaixada do Equador no Reino Unido à espera que o governo do país sul-americano lhe conceda asilo para evitar um processo de extradição a Suécia, uma decisão que poderia atrasar-se até depois dos Jogos Olímpicos de Londres. 

Acompanhe tudo sobre:HackersJulian AssangePersonalidadesWikiLeaks

Mais de Tecnologia

Empresas chinesas obtêm primeira licença de demonstração de carros inteligentes sem motorista

Apple vê estagnação nas vendas de iPhone enquanto mercado global de smartphones cresce

TikTok impulsiona crescimento da cultura sul-coreana e alcança R$ 777 bilhões

Google deve comprar empresa de cibersegurança por US$ 23 bilhões, diz WSJ

Mais na Exame