WhatsApp, Instagram e Facebook registram instabilidade nesta segunda
Falha deixou os aplicativos inacessíveis para alguns usuários nesta tarde
André Lopes
Publicado em 4 de outubro de 2021 às 12h57.
Última atualização em 4 de outubro de 2021 às 16h37.
Usuários do WhatsApp , Facebook e Instagram usaram as redes sociais para relatar problemas no funcionamento da plataforma nesta segunda-feira, 4. O relato geral era de inacessibilidade dos sites e o não carregamento dos aplicativos.
O site Down Detector, que aglomera relatos de consumidores sobre o status de serviços online, apresentou uma alta no nível de reclamações a partir das 12h atingindo seu pico por volta das 13h.
No Twitter, as contas oficiais das redes sociais se posicionaram: "Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível", disse em nota o WhatsApp. O comunicado dos outros produtos do Facebook foram semelhantes.
Até o retorno, o recomendado é esperar a instabilidade passar para voltar a usar os serviços.
Os aplicativos Telegram e Signal registraram alta nos downloads diante da falha do concorrente WhatsApp. O Telegram, entretanto, também enfrenta problemas de instabilidade devido ao grande número de usuários que chegaram hoje ao app.
Nesta segunda-feira, as ações do Facebook na bolsa americana, que já tinham aberto em queda, continuam caindo.
Segundo dados de análise da EXAME, o Facebook corre o risco de perder 1,2 milhão de reais por minuto fora do ar, de acordo com estimativa baseada no valor do faturamento global da companhia no segundo trimestre de 2021.