Tecnologia

Vizinhos de reatores recebem doses de iodo no Japão

Prefeitura de Kagoshima distribuiu iodo estável às pessoas que vivem a menos de 5 km dos reatores nucleares Sendai 1 e 2

Morador recebe dose de iodo: esta é primeira precaução após o acidente em Fukushima (Jiji Press/AFP)

Morador recebe dose de iodo: esta é primeira precaução após o acidente em Fukushima (Jiji Press/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2014 às 11h31.

Tóquio - A prefeitura de Kagoshima, sudoeste do Japão, distribuiu doses de iodo estável às pessoas que vivem a menos de 5 km dos reatores nucleares Sendai 1 e 2, na primeira aplicação de medidas de precaução depois do acidente em Fukushima.

"Esta disposição diz respeito a 4.715 pessoas com mais de 3 anos e 2.420 já receberam comprimidos de iodo estável", explicou à AFP um funcionário local.

Os comprimidos devem ser conservados e as autoridades determinaram que as pessoas devem tomá-los imediatamente no caso da ocorrência de um vazamento radioativo.

O iodo estável permite saturar a tireoides e evita que se instale nesta glândula o iodo 131 radioativo proveniente de uma central nuclear acidenta, protegendo assim a pessoa de um câncer.

Na França, desde 1997, os comprimidos de iodo são distribuídos aos residentes em um raio de 10 km em torno das centrais nucleares.

A distribuição em Kagoshima precede a reativação dos reatores Sendai 1 e 2, que a autoridade reguladora poderá autorizar em algumas semanas antes de receber também a luz verde dos políticos.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesÁsiaEnergiaEnergia nuclearFukushimaInfraestruturaJapãoPaíses ricos

Mais de Tecnologia

Samsung Galaxy A55 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Redmi 13C vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

POCO X6 Pro vale a pena? Veja detalhes do celular e ficha técnica

Mais na Exame