6 relógios inteligentes que concorrem com o Apple Watch
Relógios inteligentes da Motorola, LG e Samsung estão entre os principais concorrentes da maçã.
Da Redação
Publicado em 9 de março de 2015 às 15h06.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h43.
Na tarde desta segunda-feira, Tim Cook subiu ao palco para anunciar a nova linha de produtos da Apple desde a morte de Steve Jobs: o tão esperado Apple Watch. O relógio além de mostrar as horas de maneira personalizada como o iPod Shuffle fazia permite ler e-mails, interagir com contatos e oferece uma plataforma completa para monitorar a saúde do usuário, com recursos que vão desde o acompanhamento de exercícios físicos em vários equipamentos diferentes até a opção para enviar lembretes caso o usuário não esteja cumprindo com sua meta ou fique sentado por muito tempo. A bateria terá duração de 18 horas de uso, e a recarga será sem fio. O Apple Watch com pulseira de aço inoxidável custará entre 549 e 1.049 dólares na edição de 38 mm, enquanto a versão de 42 mm custará entre 599 e 1.099 dólares. Já a edição com pulseira Sport de 38 mm custará 349 dólares, ou 399 dólares na versão de 42 mm. Tim Cook também anunciou, aos lamentos da plateia, que a edição de ouro do gadget custará a partir de 10 mil dólares. O Apple Watch deve chegar às lojas em 24 de abril - mas ainda não estará disponível em todos os países. Enquanto o novo iGadget não chega, dê uma olhada nestas outras 6 opções de relógios inteligentes:
O Moto 360 foi lançado no final do ano passado. O produto tem sistema Android Wear, custa 799 reais, e é o primeiro smartwatch com tela redonda do mercado brasileiro. Nos Estados Unidos, ele sai por 250 dólares (630 reais, em conversão direta). O preço do produto no Brasil é 100 reais mais barato que o anunciado pela própria empresa em setembro. A tela redonda do relógio tem 1,5 polegada (320 por 290p) e é sensível ao toque. São três os métodos de ativação do produto: com um toque na tela, pressionando o botão localizado na lateral ou então girando rapidamente o pulso, como se você fosse olhar as horas em um relógio comum. O display conta com Corning Gorilla Glass para ajudar a evitar riscos. Com uso moderado, a bateria de 320 mAh do Moto 360 pode durar um dia inteiro. O Moto 360 é compatível com celulares que tenham sistema Android a partir da edição 4.3, é resistente à água e à poeira e possui monitor de batimentos cardíacos. O aparelho pode medir o desempenho do usuário durante a prática de exercícios físicos ou mesmo durante o dia a dia. O aplicativo Android Wear, oferecido pelo Google, reúne as informações que o gadget registra e depois envia ao smartphone via Bluetooth.
A grande novidade do relógio inteligente da Samsung é que ele tem suporte a 3G, além do Bluetooth e Wi-Fi. A conectividade permite atualizações de redes sociais, calendários e outras aplicações. Permite ainda que você dê uma resposta, mesmo sem o seu smartphone imaginando que você esteja praticando um esporte ou esteja curtindo um show, por exemplo. Quando estiver com o smartphone no bolso, as informações são sincronizadas e aí é possível atender a ligação por ele um recurso já presente na concorrência. De processador, o relógio tem um de dois núcleos rodando no máximo a 1,0 GHz. A memória RAM é de 512 MB e o armazenamento tem 4 GB. O sistema não é o Android Wear. Ele usa o Tizen, como em outros produtos do gênero. A bateria pode ser uma decepção. Apenas 300 mAh.
O sistema do Samsung Gear Live é uma versão customizada do Android para relógios inteligentes, o Android Wear. A interface é preparada para telas curvas como o Moto 360 ou quadradas como o Gear Live e LG G Watch. A operação do relógio pode ser feita pela voz com o Google Voice ou pela tela sensível ao toque, aproveitando movimentos a partir da borda. Os aplicativos e notificações parecem cartões como os do Google Now. Há também uma forte integração com outros dispositivos e sistemas da empresa: Android TV e Android L Preview. A tela tem 1,63 polegadas com resolução de 320 por 320 pixels. O processador tem clock de 1,2 GHz. São 512 MB de memória RAM e 4 GB de armazenamento. A bateria tem capacidade de 300 MAh. O Gear Live tem acelerômetro, giroscópio, bússola e medidor cardíaco. Para suportar o dia a dia do esportista, o aparelho tem certificação IP67 (proteção contra a entrada de poeira total e imersão nágua entre 15 centímetros e 1 metro de profundidade).
O primeiro relógio inteligente da Samsung lembra o aparelho usado pelo espião James Bond, na série 007. Todas as notificações de redes sociais, ligações, e-mails e aplicativos de mensagens, como WhatsApp, podem ser vistas no seu pulso, sem a necessidade de tirar o smartphone do bolso - é preciso habilitar na configuração do Gear Manager para que isso aconteça. Também é possível atender ligações no aparelho, apesar de ser desconfortável levar o relógio à orelha. Uma das principais diferenças em relação ao Smartwatch 2, da Sony, é que o Gear tem uma câmera na pulseira que permite tirar fotos com 1,9 MP e ainda pode gravar vídeos com resolução de 1280 x 720(16:9) ou 640 x 640 (4:3). Entretanto, é preciso que o relógio seja usado no braço esquerdo, senão a câmera fica ao contrário e você só conseguirá fotografar o seu próprio antebraço. A tela Super AMOLED é outro destaque do Galaxy Gear, com resolução de 320 por 320 pixels, é melhor do que a do relógio da Sony, mas perde para o display do Pebble no quesito legibilidade. Ela é um pouco curva, o que favorece a ergonomia do aparelho, e tem 163 polegadas. O que mais impressiona é a sensibilidade da tela, que é a melhor de todos os relógios que já passaram pelo INFOlab.
O Pebble certamente foi o relógio que mais chamou a atenção dos internautas nos últimos tempos. Responsável por um dos recordes de arrecadação do site Kickstarter, o aparelho oferece uma experiência de uso interessante, trazendo o universo dos aplicativos para o punho. O Pebble Time, novo modelo da linha de relógios, é equipado com uma tela colorida, ao contrário de seus dois predecessores, que tinha telas em branco e preto. O display é coberto com Gorilla Glass e caixa de aço inoxidável. Quem comprar o relógio no site de financiamento coletivo Kickstarter nos próximos dias irá pagar 159 dólares pelo aparelho. Após esse período, o relógio será vendido em outros canais por 199 dólares.
O LG G Watch R é o primeiro a usar uma tela circular com tecnologia P-OLED (Plastic OLED). A tela tem 1,3 polegadas de tamanho e, por isso, a frente do relógio é totalmente utilizável pelo sistema. Em termos de configuração ele parece ser muito próximo do antecessor G Watch. O processador é um Snapdragon 400 com clock de 1,2 GHz. O armazenamento tem 4 GB de espaço e a memória RAM é de 512 MB. A bateria tem 410 mAh e ele tem certificação IP67. De sensores, um giroscópio combinado com acelerômetro e bússolas garantem avaliações de 9 eixos. Há ainda um barômetro e um sensor de fotopletismografia. Este sensor mede a variação do volume de sangue através da intensidade da luz. Semelhante ao encontrado no Galaxy S5, da Samsung.