Tecnologia

Veja o material mais leve do mundo, formado por 99,99% de ar

Chamado de microlattice, o metal pode ajudar a empresa a reduzir o peso de seu aviões e diminuir o consumo de combustível de seus aviões


	Super leve: o metal é 100 vezes mais leve que o isopor
 (Divulgação/Boeing)

Super leve: o metal é 100 vezes mais leve que o isopor (Divulgação/Boeing)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2015 às 08h25.

São Paulo – A Boeing publicou um vídeo em que mostra um material criado pela empresa, o microlattice. Feito a partir do metal, ele é 100 vezes mais leve do que o EPS (também conhecido como isopor) e 99,99% de sua composição é ar.

É uma estrutura 3D de polímero de células abertas, podendo ser comparado à estrutura de um osso, explica Sophia Yang, cientista do laboratório HRL (uma joint venture da Boeing), no vídeo (que está disponível no final deste texto).

Segundo a cientista, a estrutura do osso humano parece rígida, mas sua parte interna é porosa e composta por células abertas. Desse modo, elas não são esmagadas facilmente e, ainda, são leves, completou.

O metal foi criado, principalmente, para o uso em componentes estruturais de aeronaves. Os engenheiros do Boeing pretendem aplicar o material em locais como as paredes internas de aeronaves, assim como os bagageiros.

Além disso, no futuro, o material poderá ajudar a Boeing a reduzir muito o peso [de aeronaves] de modo a tornar o consumo de combustível mais eficiente, disse Yang.

A primeira vez que o microlattice ficou conhecido foi em novembro de 2011. Nessa época, ele foi nomeado como uma das 10 melhores inovações de 2012 pela revista especializada Popular Mechanics.

O vídeo abaixo (em inglês com legendas em português) explica do que é feito o material e como pode ser utilizado:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasVídeosAeronáuticaBoeing

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs