Tecnologia

Usuários de celular podem trocar mensagens multimídia mesmo sem ser da mesma operadora

Oito operadoras brasileiras fecham acordo inédito para troca de mensagens multimídia (MMS) entre seus clientes

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h37.

Claro, Oi, Tim, Vivo, CTBC, Amazônia Celular, Brasil Telecom GSM e Telemig Celular formaram uma parceria inédita para que seus clientes troquem mensagens multimídia (MMS) entre si. As MMSs permitem o envio e recepção de imagens, texto e áudio. A americana VeriSign foi escolhida pelas operadoras para centralizar conexões, gerenciar o tráfego e adaptar o conteúdo, quando necessário, para o padrão usado pelos receptores.

Em outubro de 2003, a VeriSign comprou a unidade de clearing da Embratel e tornou-se a responsável pela compensação das ligações telefônicas entre todas as operadoras celulares (as ligações geradas e recebidas precisam ser contabilizadas, como no caso de compensações bancárias). Já naquela época, executivos da companhia manifestavam interesse em fornecer plataformas para transmissão de dados e mensagens curtas.

Por enquanto, a troca de MMS entre usuários de diferentes operadoras será feito em caráter experimental. O contrato ainda não foi assinado por todas as operadoras. De acordo com a VeriSign, a tarifa de envio de mensagens entre operadoras vai variar de acordo com os planos tarifários de cada uma. As operadoras pretendem com a parceria estimular o mercado de MMS no Brasil. No caso da troca de mensagens SMS (os chamados "torpedos") as operadoras firmaram acordos de interoperabilidade uma a uma.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Amazon planeja nova rodada de demissões na próxima semana, diz agência

'O Agente Secreto': como a tecnologia ajudou na recriação de época do filme

TikTok entra em acordo para continuar operando nos EUA

Threads começa a exibir anúncios para usuários brasileiros