Tecnologia

Uso de VPN cresce no Brasil e se equipara aos EUA, aponta estudo

Mais de 60 milhões de brasileiros adotaram tecnologias de VPN nos últimos dois anos; millennials e geração X lideram a adoção

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 1 de setembro de 2023 às 14h38.

Última atualização em 8 de abril de 2024 às 08h42.

Nos últimos dois anos, o Brasil acompanhou um salto no uso de VPN, com uma taxa de adoção que já alcança mais de 60 milhões de pessoas, com cerca de 30% da população usando o protetor de navegação.

É o que mostra um estudo recente conduzido pela NordVPN, que entreviu 151.400 pessoas, em 18 países, incluindo Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália.

Nos EUA, o cenário mostra que a VPN já é popular há mais tempo, com um terço da população recorrendo a essa tecnologia para navegar online. Tanto em território nacional quanto norte-americano, as gerações mais engajadas com o uso de VPN são a Geração Y e a Geração X.

Entretanto, o estudo trouxe à tona um fato curioso sobre a Geração Z nos Estados Unidos: apesar de ser considerada a mais ativa digitalmente, demonstra os hábitos menos seguros no uso de VPNs, optando, em sua maioria, por versões gratuitas, o que pode acarretar em riscos à privacidade e segurança, sugere o levantamento.

No Brasil, 46% dos usuários de VPN afirmam que sua principal motivação é proteger dispositivos e contas online. Porém, a preferência ainda é pelas opções gratuitas. Dados apontam que 52,4% dos usuários escolhem serviços de VPN sem custo, enquanto 39% investem em provedores pagos e 12,2% utilizam VPNs corporativos.

Adrianus Warmenhoven, consultor de segurança cibernética da NordVPN, ressalta a necessidade de conscientização sobre a escolha de VPNs: "As pessoas estão mais cientes das VPNs e se preocupam com a segurança dos dados. Contudo, ainda há espaço para melhoria nos hábitos de uso."

O que é uma VPN?

O propósito de utilizar uma VPN é tornar sua conexão mais privada, reforçando sua privacidade e segurança ao conectar-se a servidores de um país específico, como se estivesse "camuflado".

Isso porque permite o acesso a serviços exclusivos de determinadas regiões através de redes estrangeiras. Conexões VPN podem ser estabelecidas manualmente ou através de aplicativos, e frequentemente as empresas responsáveis cobram pelo serviço.

Vantagens ao usar VPN

  • Criptografia de conexão: impede que terceiros monitorem atividades online.
  • Wi-Fi público seguro: estabelece conexão criptografada, protegendo dados em redes públicas.
  • Economia em reservas: permite conexão em servidores estrangeiros para buscar ofertas.
  • Acesso a conteúdos em viagens: ao simular a localização, possibilita acesso a plataformas e sites nativos.a
Acompanhe tudo sobre:seguranca-digital

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA