Tecnologia

UOL sai do ar e página da Folha é redirecionada para site pornô

Área de suporte técnico do UOL informou que o portal foi atacado, e que equipes estão trabalhando para reestabelecer os serviços ao longo do dia

Redação do Uol em São Paulo: representantes do portal não puderam ser contactados de imediato (Alexandre Battibugli/INFO)

Redação do Uol em São Paulo: representantes do portal não puderam ser contactados de imediato (Alexandre Battibugli/INFO)

R

Reuters

Publicado em 6 de janeiro de 2017 às 08h29.

Última atualização em 24 de maio de 2021 às 16h13.

São Paulo - A primeira página do UOL, principal portal de conteúdo do país, foi tirada do ar na manhã desta sexta-feira, enquanto páginas relacionadas, como a do jornal Folha de S.Paulo e serviços de email, foram redirecionadas para um site de vídeos pornográficos, em um aparente ataque de hackers contra o grupo de comunicação.

Procurado, o portal informou que os problemas já foram resolvidos e que a falha "não aconteceu no UOL e nenhum servidor da empresa foi violado". A companhia também informou que a base de usuários não foi acessada por terceiros.

 

Hackers atacam portal Uol

Hackers invadem o portal Uol

Segundo a empresa, o ataque ocorreu na conexão entre os aparelhos de acesso à internet dos usuários e os servidores da companhia.

"Houve alteração do DNS, sistema de nomes de domínios, (...) O UOL não é responsável pelos servidores de DNS afetados. Tão logo identificou a alteração, o UOL notificou os administradores, que corrigiram o problema em cerca de uma hora", afirmou a companhia em comunicado à imprensa.

O sistema DNS conecta endereços textuais da internet digitados pelos usuários em seus programas de navegação com os respectivos endereços numéricos (IP) usados por equipamentos de rede para direcionar o fluxo de dados da web.

Não ficou claro de imediato quem foram os responsáveis pelo ataque.

Matéria atualizada às 15h35 do dia de publicação para adicionar o posicionamento da empresa.

Acompanhe tudo sobre:InternetFolha de S.PauloHackersUOL

Mais de Tecnologia

A CEO do Hinge veio ao Brasil defender uma tese rara: sucesso é o usuário deletar o app

No maior layoff de sua história, Amazon demite 16 mil funcionários

CEO da Apple diz estar 'de coração partido' com morte de enfermeiro por agentes do ICE

Telas da linha Samsung Galaxy S26 terão função de privacidade embutida