EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h25.
A Comissão Européia - órgão executivo da União Européia - multou a Microsoft em 280,5 milhões de euros (cerca de 357,3 milhões de dólares). Segundo a Comissão, a empresa não atendeu às determinações européias de fornecer informações sobre seu sistema operacional, o Windows, para que seus concorrentes pudessem desenvolver softwares compatíveis com o produto. Para os europeus, isso caracteriza a prática de truste pela empresa.
"A Microsoft ainda não mudou sua conduta ilegal. Não tivemos outra alternativa", afirmou Neelie Kroes, comissária para questões de competitividade da União Européia, em nota oficial.
A multa baseia-se no valor de 1,5 milhão de euros por dia de descumprimento da determinação de abrir os dados do Windows. O período coberto pelo valor total é de 187 dias, encerrados em 20 de junho.
A Microsoft insiste que está cumprindo as determinações de modo satisfatório. A empresa é a primeira a ser punida pela Europa por falhar no atendimento às decisões de uma comissão antitruste, segundo o jornal britânico Financial Times.