Twitch, da Amazon, se moderniza com recursos para gamers e músicos
O aplicativo ganhou um público além dos jogos na quarentena de 2020
Lucas Agrela
Publicado em 30 de setembro de 2020 às 15h13.
Última atualização em 30 de setembro de 2020 às 16h33.
A plataforma de transmissões ao vivo via internet Twitch , comprada pela Amazon em 2014, passa a oferecer hoje duas novas funções para criadores de conteúdo digital: uma trilha sonora que pode ser adicionada a vídeos ao vivo e uma forma de músicos se tornarem mais conhecidos entre os usuários do serviço.
O Twitch é voltado para gamers, mas tem expandido seu foco para contemplar músicos, chefs e artistas que desejam fazer transmissões ao vivo na internet, especialmente em 2020.
Para lives de games, a Twitch passa a oferecer o recurso chamado Soundtrack, que é uma trilha sonora com faixas licenciadas pela empresa e que, portanto, os criadores de conteúdo podem usar à vontade em suas transmissões.
Para os músicos, as faixas utilizadas como trilha sonora em transmissões terão um logotipo do canal do músico em questão e um botão de “inscreva-se”. Com isso, a Twitch espera que sua plataforma digital se torne um ambiente de onde músicos, bandas ou grupos possam tirar seu sustento.
“O lançamento do Soundrack by Twitch é uma mudança relevante para artistas independentes em todos os lugares", diz, em nota, Steve Stoute, fundador e presidente da United Masters.
Segundo o relatório Global Live Game Streaming Market, o mercado de transmissões ao vivo de games na internet faturou 40 bilhões de dólares em 2019 e manterá taxa de crescimento anual de 18%.
Nesse contexto de quarentena, a Twitch virou não só um espaço para games transmitirem jogos, mas para todos mostrarem seus trabalhos ao vivo, assim como acontece no YouTube ou no Instagram .