TP-Link (Divulgação)
Lucas Agrela
Publicado em 3 de fevereiro de 2015 às 11h47.
A TP-Link anunciou nesta terça-feira (3) um roteador com Wi-Fi padrão 802.11ac que será vendido no Brasil por 229 reais. O Archer C20i é dual-band, ou seja, opera nas frequências de 2.4 GHz e 5 GHz para evitar congestionamento de sinal. O aparelho chegará às lojas ainda no mês de fevereiro, sem data definida.
Em entrevista exclusiva a INFO, Fabio Appel, coordenador de produtos da TP-LINK no Brasil, declarou que a empresa tem altas expectativas de vendas no mercado nacional devido ao custo-benefício do Archer C20i.
Um fator de impulsiona o lançamento é o aumento de produtos nas casas das pessoas, são smartphones, tablets, TVs conectadas e notebooks, disse Appel. A recomendação do executivo é que o Archer C20i seja usado especialmente por quem possui internet banda larga com velocidade de pelo menos 10 Mbps, apesar do melhor desempenho ser encontrado na conexão por fibra óptica.
O roteador tem velocidade máxima de internet sem fio de 433 Mbps na frequência mais limpa de 5 GHz e de 300 Mpbs na faixa de 2.4 GHz.
Um cenário de uso para o recurso dual-band deste roteador é, por exemplo, utilizar e-mails e acessar redes sociais na frequência de 2.4 Ghz, enquanto atividades que demandam maior velocidade de conexão são transmitidas nos 5GHz desde que seus dispositivos tenham suporte para esse tipo de conexão.
Segundo a TP-Link, o Archer C20i conta com três antenas combinadas, que oferecem um "excelente desempenho Wi-Fi em todas as direções".
Por ser um mercado relativamente novo, a TP-Link informou não possuir dados sobre a adoção de roteadores Wi-Fi de padrão ac no mercado nacional.
De acordo com a empresa de análises WildPackets, os roteadores de alta velocidade são adotados por empresas nos Estados Unidos. O uso desses aparelhos cresceu 540% em 12 meses.
No entanto, o número geral indicado no levantamento da WildPackets mostrava que menos da metade das companhias entrevistadas possuem roteadores padrão ac em uso: eram 23%, segundo dados divulgados no final de 2014.