Tecnologia

Toyota e Microsoft investem US$ 12 bilhões em carro inteligente

Toyota e Microsoft anunciam uma parceria para desenvolver carros inteligentes, com funções avançadas de navegação, comunicações e entretenimento a bordo

Carro híbrido da Toyota: a montadora aliou-se à Microsoft para por mais tecnologia nos veículos (Junko Kimura/Getty Images)

Carro híbrido da Toyota: a montadora aliou-se à Microsoft para por mais tecnologia nos veículos (Junko Kimura/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2011 às 10h15.

São Paulo — A americana Microsoft e a japonesa Toyota divulgaram, na última quarta-feira, seus planos para criar uma rede de serviços conectados à internet para os carros da montadora. De acordo com o comunicado divulgado pelas empresas, cerca de 12 bilhões de dólares serão investidos no novo projeto, que deve combinar ferramentas de telecomunicação, GPS integrado, recursos de multimídia e sistemas de gerenciamento de energia para veículos híbridos.

Até 2015, as companhias devem estabelecer uma rede baseada em computação em nuvem, que armazena todos os dados do usuário na internet. Dessa forma, o motorista pode conferir as informações sobre o seu carro em qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet.

Representantes da Toyota apontam que o novo sistema poderá monitorar e avaliar o consumo de energia do usuário tanto em sua casa quanto no veículo, o que deve auxiliá-lo a calcular seus gastos com maior eficiência. O anúncio mostra que a Microsoft está expandindo sua cartela de parceiros no setor. A companhia liderada por Steve Ballmer já tem um acordo com a montadora americana Ford.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas japonesasempresas-de-tecnologiaMicrosoftMontadorasTecnologia da informaçãoToyota

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia