Exame Logo

TikTok testa 'histórico de visualização' para facilitar busca por vídeos

Com o indicativo de que está testando a ferramenta, a empresa parece confirmar que, atualmente, encontrar um vídeo aleatório assistido na plataforma é quase impossível

TikTok: aba com histórico de navegação deve facilitar a experiência no app (NurPhoto/Getty Images)
AL

André Lopes

Publicado em 29 de março de 2022 às 14h02.

Última atualização em 31 de março de 2022 às 13h39.

Assistir um vídeo no TikTok, gostar dele (mas sem clicar no 'like') e nunca mais o vê-lo pode ser uma experiência recorrente dos que usam o aplicativo. A empresa parece saber bem que essa jornada de interação um tanto quanto negativa acontece e por isso esta testando um novo recurso de 'histórico de exibição'.

A ideia vem para poupar o usuário da angústia mental de tentar localizar um vídeo, conforme relatado pelo TechCrunch.

Veja também

O perfil no Twitter @hammodoh1, que frequentemente descobre recursos que serão lançados em várias plataformas sociais, vazou um print de como a nova aba possivelmente será apresentada. Na captura de tela de @hammodoh1 aparece a opção "Histórico de exibição" dentro da opção "Conteúdo e atividade", que fica no menu de configurações.

Contudo, fora a captura de imagem, ainda não há muitos detalhes sobre a aparência da nova página ou como ela compilará os vídeos assistidos anteriormente.

A ausência de um botão de histórico de exibição faz com que as usuários da rede criem formas alternativas para salvar vídeo. Muitas delas pouco eficazes: curtir vídeos que não necessariamente ganhariam a interação, salvar o link em apps de anotações e até mesmo compartilhar a postagem com si mesmo em algum mensageiro.

Todos são gambiarras que necessitam algum esforço para que seja possível resgatar o vídeo em meio aos outros salvos. Se o TikTok apresentar um método para facilitar isso, muitos usuários vão economizar tempo na hora de interagir com a plataforma de vídeo.

Acompanhe tudo sobre:AppsTikTok

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame