Dono do maior canal de finanças do TikTok estreia como colunista da EXAME

Com mais de 100 milhões de visualizações nas redes sociais, Gabriel Navarro tem como principal objetivo ajudar as pessoas a alcançar a liberdade financeira
 (EXAME/Site Exame)
(EXAME/Site Exame)
I
Isabel Rocha

Publicado em 29/03/2022 às 17:25.

Última atualização em 29/03/2022 às 18:34.

Enquanto o mundo se digitaliza em velocidade recorde, as pessoas estão cada vez mais interessadas em consumir conteúdos produzidos por pessoas reais, que falam a sua língua e conseguem entender (e atender) suas necessidades. E, nesse contexto, a figura do influenciador digital ganha cada vez mais relevância. Para ter uma ideia, segundo pesquisa da consultoria Youpix, mais de 70% dos brasileiros afirmam seguir algum influenciador nas redes sociais.

Ciente desse movimento, e reforçando o seu compromisso de democratizar o aceso a informações de qualidade sobre o mercado financeiro no Brasil, a EXAME anunciou, nesta terça-feira, 29 de março, a chegada de Gabriel Navarro, dono do maior canal de finanças do TikTok, ao seu time de colunistas digitais.

Um dos grandes nomes da internet quando o assunto é educação financeira, o influenciador acumula mais de 3 milhões de seguidores em suas redes sociais — onde aborda assuntos relacionados a investimentos e planejamento financeiro de maneira simples e descomplicada.

“O meu conteúdo tem a finalidade de melhorar a vida das pessoas em todas as esferas: desde dicas para gastar menos e fazer um bom orçamento familiar até curiosidades sobre assuntos relacionados ao mercado financeiro, ao setor imobiliário e macroeconomia”, diz o influenciador.

 

@exame Tem novidade na área, hein!? @Gabriel Navarro ♬ som original - EXAME

Além de reforçar a produção de conteúdos audiovisuais sobre educação financeira nas redes sociais da EXAME, a ideia é que as colunas digitais produzidas por Navarro ajudem a impactar um público ainda mais amplo, auxiliando cada vez mais brasileiros a melhorarem sua relação com as finanças.

“Em um país com mais de 70% da população endividada, nunca foi tão urgente propagar a educação financeira para todos. [Por meio das minhas colunas] os seguidores da EXAME terão acesso a um conteúdo prático, de fácil aprendizagem, sem economês e divertido para que realmente tenham resultados imediatos em sua vida”, comenta.

Sua colunas serão publicadas semanalmente, em formato de vídeo, no  canal da EXAME no TikTok e no perfil da EXAME Invest no Instagram.

Saiba mais sobre Gabriel Navarro

Formado em administração de empresas, Navarro começou a se interessar por finanças pessoais e empreendedorismo ainda jovem, depois de assistir a sua família enfrentar graves problemas financeiros, que culminaram com endividamentos e juros exorbitantes. “A falta de liquidez dos imóveis, a falta de planejamento financeiro e de ter um orçamento claro das entradas e saídas por parte da minha família me motivaram a querer que nenhuma outra pessoa passasse por isso. Só eu sei quanto a minha família sofreu por causa dessa situação. Isso fez com que eu quisesse buscar conhecimento para dar um basta nessa loucura, que são os juros compostos contra nós, e não a nosso favor”, diz.

Para romper esse ciclo, ele se aprofundou nos estudos relacionados a economia, investimentos e planejamento financeiro. Resgatou o valor da poupança que sua avó havia criado para ele e, com o dinheiro, abriu o seu próprio negócio — por meio do qual conquistou a liberdade financeira antes mesmo de completar 20 anos de idade.

“Hoje eu tenho minha liberdade financeira, mas parte da minha família ainda tem dívidas a pagar. Ter um patrimônio e precisar vendê-lo para quitar dívidas é uma situação horrível, ainda mais para quem trabalhou a vida inteira para erguer esse patrimônio. Então é isso que me motiva: saber que, às vezes, é uma informação, um detalhe, que a pessoa precisa aprender para mudar a sua vida. Por meio da internet, há a possibilidade de alcançar milhões de pessoas. E eu quis abraçar essa oportunidade e me posicionar, abraçando algo que já era minha paixão: falar sobre dinheiro”.

Siga a EXAME nas redes sociais e acompanhe, semanalmente, os conteúdos de Gabriel Navarro!