Telegram supera o WhatsApp e é o aplicativo mais baixado em janeiro

Rival do WhatsApp subiu da nona para a primeira posição no ranking dos aplicativos com mais downloads no mês

O aplicativo de mensagens Telegram foi o programa para smartphones com o maior número de downloads no mundo no mês de janeiro, superando o rival WhatsApp.

De acordo com os dados da consultoria SensorTower, o Telegram teve 63 milhões de downloads no último mês, 3,8 milhões a mais do que no mesmo período de 2020.

Na lista dos dez aplicativos mais baixados no mês, o WhatsApp ficou em quinto lugar, atrás também do Signal, outro rival que ganhou popularidade em janeiro.

O ganho no número de downloads do Telegram e do Signal coincide com a polêmica envolvendo os novos termos de privacidade do WhatsApp. Em janeiro, o aplicativo passou a informar os usuários que seus dados poderiam ser compartilhados com o Facebook e com empresas com os quais a pessoa se comunica pelo aplicativo de mensagens.

Depois da reação negativa dos usuários, que migraram para aplicativos concorrentes, o WhatsApp decidiu voltar atrás e adiou a data limite para que os usuários aceitem os novos termos até maio.

De acordo com a SensorTower, a Índia respondeu por 24% dos downloads do Telegram em janeiro, seguida da Indonésia, com 10%.

Em dezembro, o Telegram ocupava a nova posição na lista dos 10 aplicativos mais baixados. O WhatsApp era o terceiro, e o Signal nem aparecida no ranking.

 

Top Apps Worldwide for January 2021 by Downloads

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.