Jovens: o MiríadaX teve a inscrição de cerca de 745 mil alunos, dos quais 105.577 completaram os cursos (GettyImages)
Da Redação
Publicado em 27 de julho de 2014 às 13h52.
Rio de Janeiro - A Telefônica e o Banco Santander apresentaram neste domingo no Rio de Janeiro uma plataforma mundial de educação superior que oferecerá cursos gratuitos na internet em português e espanhol.
A plataforma, chamada MiríadaX, foi apresentada em entrevista coletiva da qual participaram os presidentes de Telefônica, César Alierta, e Santander, Emilio Botín, no véspera do III Encontro Internacional de Reitores Universia, que vai ser realizado amanhã e terça-feira na capital fluminense.
O projeto funciona há um ano e meio com experiências em 33 universidades de Espanha, Argentina, Colômbia, Peru e Porto Rico.
Desde sua criação, em janeiro de 2013, o MiríadaX teve a inscrição de cerca de 745 mil alunos, dos quais 105.577 completaram os cursos, e conta com uma comunidade de 990 professores.
A plataforma será estendida aos centros educativos que fazem parte da Universia, rede patrocinada pelo Banco Santander que é integrada por 1.216 instituições de educação superior de 23 países ibero-americanos que contam com 14 milhões de alunos e professores.
Os cursos do MiríadaX estão abertos a todos os públicos, sem necessidade de que os estudantes sejam de uma universidade específica e tenham que ser submetidos a exames de acesso.
Ao aprovar os cursos, as universidades que os ministram emitem títulos aos alunos, explicou o executivo-chefe da Universia, Jaume Pagés.
Emilio Botín afirmou que a nova plataforma 'é uma revolução' educativa equiparável à que propiciou a invenção da imprensa no século XV.
'A imprensa foi uma grande inovação e, sem dúvida, o conhecimento que se pode transmitir através da internet é possivelmente a próxima grande inovação educativa que temos o enorme privilégio de vivenciar', disse Botín.
César Alierta afirmou considerar que a nova plataforma oferece um 'grande potencial' para o sistema de educação ibero-americano e que contribuirá para 'democratizar' o ensino na região.
No mesmo sentido, o reitor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), José Narro, disse que a importância do projeto está na capacidade de 'diminuir as diferenças' entre países da região ibero-americana, alguns dos quais 'têm 12 anos de média de educação, enquanto outros não chegam a dois'.
O MiríadaX é a maior plataforma em espanhol e português de cursos em linha maciços e abertos (MOOC, na sigla em inglês), uma modalidade educativa que tem como característica oferecer aulas pela internet, de forma gratuita, em grande escala e sem pôr impedimentos no acesso.