Tecnologia

STF proíbe cobrança de ICMS no destino de compras pela Internet

regra do Confaz foi aprovada em 2011 por 18 secretários estaduais de Fazenda, e definiu que parte do imposto passe a ser cobrado também no destino

Compras-Internet (Getty Images)

Compras-Internet (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2014 às 06h46.

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (17), declarar a inconstitucionalidade do Protocolo 21, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que trata do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações de venda de produtos comprados pela internet ou por telefone.

Por unanimidade, os ministros entenderam que a Constituição define que a cobrança deve ser feita nos estados de origem. A regra do Confaz foi aprovada em 2011 por 18 secretários estaduais de Fazenda, e definiu que parte do imposto, que já era cobrado na origem do produto, passe a ser cobrado também no destino.

O plenário julgou ações impetradas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). As regras do protocolo foram suspensas por liminar do ministro Luiz Fux, em fevereiro.

Editor Stênio Ribeiro

Acompanhe tudo sobre:e-commerceLegislaçãoINFO

Mais de Tecnologia

Netflix aposta em videocasts exclusivos para aumentar audiência diurna

Ford redireciona produção de baterias para mercado de armazenamento de energia

PayPal quer criar um banco para expandir empréstimos e serviços financeiros

Microdose de Ozempic: startup Noom lança programa voltado para prevenção de obesidade