Tecnologia

Startup sustentável oferece selos verdes a sites que ajudam a plantar árvores

Para a porta-voz Flávia Pini, sustentabilidade pode ser definida como manter o equilíbrio

arvore  (Flickr/ Subflux/Divulgação)

arvore (Flickr/ Subflux/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2015 às 10h37.

Um dos principais motivos para as mudanças climáticas que têm acontecido ao redor do mundo é a queima de combustíveis fósseis Na maioria das vezes, ela é acontece por conta da liberação industrial de gases do efeito estufa. Mas poucos sabem que plataformas online também são responsáveis pela emissão de CO₂, dióxido de carbono, na atmosfera.

Pensando nisso, o grupo de investimento Hi Partners decidiu investir 1 milhão de reais em uma ideia sustentável para absorção de CO₂. A partir daí, em 2013, surgiu a GreenClick uma startup brasileira que oferece certificados para sites que colaboram no plantio de árvores. “A nossa ideia é disponibilizar um serviço sustentável que seja viável para as plataformas digitais”, afirma Flávia Pini, porta-voz GreenClick, em entrevista a INFO.

A partir do número de visitas mensais da página na web, a GreenClick indica o número de árvores que precisam ser plantadas para neutralizar a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. “Uma árvore é capaz de neutralizar 7 kg de carbono da atmosfera por ano”, diz Flávia.

O sistema de cerificação verde é simples: a cada 10 000 mil visualizações mensais, o site desembolsará 240 reais por ano para a GreenClick plantar e manter uma árvore. Para a porta-voz da empresa, a iniciativa ajudar a promover a conscientização de sustentabilidade no mundo digital. “Muitos dos nossos clientes não sabiam que o site deles poluía o meio ambiente e o nosso trabalho tem ajudado a mudar esse cenário”, afirma Flávia.

Atualmente, a GreenClick trabalha em parceria com a ONG Iniciativa verde que realiza o plantio e manutenção das 3 500  árvores plantadas no interior de São Paulo, na cidade de São Carlos. Segundo dados da GreenClick, com a parceria eles já conseguiram neutralizar 3 toneladas de CO₂ na atmosfera. A startup atende 70 clientes que acumulam 4 milhões de visualizações de páginas.  

A porta-voz da GreenClick ressalta que ainda é difícil falar de sustentabilidade porque o assunto é delicado e envolve mudanças de hábitos. “Temos que entender que as ações humanas têm destruído a Terra e que, agora, precisamos mudar o nosso comportamento para manter o equilíbrio da natureza”, afirma Flávia.

 

 

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaINFOMudanças climáticas

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble