Tecnologia

Spotify lança recurso de mensagens; entenda como deve funcionar

Recurso visa aumentar o engajamento dos usuários, e permitir trocas diretas de recomendações, sem substituir o compartilhamento em redes sociais externas

Spotify: aplicativo lança recurso de mensagens  (Dilara Irem Sancar/Anadolu /Getty Images)

Spotify: aplicativo lança recurso de mensagens (Dilara Irem Sancar/Anadolu /Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 26 de agosto de 2025 às 10h52.

O Spotify anunciou nesta terça-feira, 26, o lançamento de uma nova funcionalidade de mensagens dentro do próprio aplicativo, disponível para usuários das versões gratuita e premium.

A partir desta semana, o recurso será oferecido em mercados selecionados. A empresa não informou no comunicado divulgado se o Brasil está incluso na lista dos países.

Com esta atualização, os usuários poderão trocar mensagens diretamente no app, compartilhando recomendações de músicas, podcasts e audiolivros com amigos e familiares com quem já tenham interagido na plataforma.

Como funcionará o recurso de mensagens no Spotify

A funcionalidade permite conversas restritas a interações um a um. Para acessar, o usuário pode clicar no ícone de compartilhamento enquanto escuta um conteúdo na tela "Now Playing".

Para iniciar uma conversa, o destinatário deve aprovar a solicitação de mensagem. As interações podem incluir textos e emojis, e todo o conteúdo compartilhado é armazenado em uma caixa de entrada acessível diretamente pelo perfil do usuário no aplicativo.

Objetivo: tornar o consumo de conteúdo mais social

Este novo recurso surge como uma estratégia do Spotify para tornar o consumo de conteúdo mais social e engajador, visando manter os usuários dentro da plataforma por mais tempo.

Além disso, o recurso incentiva o compartilhamento e a descoberta de novos conteúdos diretamente no app. Apesar disso, a empresa deixa claro que a funcionalidade não substituirá o compartilhamento externo em plataformas como Instagram, WhatsApp, TikTok, e outras redes sociais, mas atuará como um complemento a essas integrações já existentes.

Expansão do engajamento e competição com rivais

Esta estratégia também faz parte do esforço do Spotify para ampliar seu engajamento e competir mais diretamente com rivais como YouTube Music e TikTok. O objetivo é aumentar a base de usuários e manter a liderança no mercado de streaming de áudio, que já conta com cerca de 696 milhões de usuários ativos mensais no segundo trimestre de 2025.

Acompanhe tudo sobre:SpotifyRedes sociaisInternet

Mais de Tecnologia

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo

Depois de duas décadas, Brasil se aproxima de ter foguete próprio

MrBeast quer ser o guru das finanças da geração alpha